Gladson Barbosa, atleta do Pinheiros, de SãoPaulo, foi o vencedor do percurso de 6 quilômetros

            Os cerca de 600 atletas que participaram, neste domingo (22/09) da 6ª Corrida Solidária, na Unidade II/Campus, do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto (SP), doaram mais de 3.000 kg de arroz em troca da inscrição na prova. O alimento será entregue às entidades filantrópicas Lar Padre Euclides, Lar dos Cegos e ONG Mudando Vidas. A organização da atividade foi do Curso de Educação Física da instituição de ensino superior, com apoio do Nuace (Núcleo de Acessibilidade) e do Departamento de Recursos Humanos do Moura Lacerda.

            O vencedor do percurso de 6 quilômetros foi o atleta do Clube Pinheiros, da capital paulista, o ribeirão-pretano Gladson Barbosa, com o tempo de 21min40s. O segundo lugar ficou com Edilson “Cajuru” Oliveira. O terceiro colocado foi Idrissa Sokome. Houve, ainda, caminhada de 3 quilômetros. Este percurso foi feito, inclusive, por pessoas com necessidades específicas – cadeirantes, cegos, etc. A organização da prova colocou guias à disposição dos inscritos.

Prática Desportiva

            Segundo a coordenadora do Curso de Educação Física, Adriana Elias, a participação dos alunos da Graduação no planejamento e na estruturação da corrida complementa, na prática, orientações específicas e conteúdos teóricos vistos, por exemplo, na disciplina de Prática Desportiva em sala de aula. “Eles são orientados a pensar na escolha e medição do percurso, na sinalização, na metodologia e plataforma de inscrições, etc. Isso tudo faz diferença na formação do futuro profissional de Educação Física”, afirmou.

Esporte democrático

            De acordo com Gladson Barbosa, o esporte em geral tem aspectos fundamentais de transformação social. “Ele é o caminho mais curto para crianças em situação de risco social encontrarem uma saída e novos horizontes. E a corrida de rua, por seu caráter democrático, além de inclusivo é grande indicador de melhoria de qualidade de vida para as pessoas”, completou.

            Arthur Senna Sperandio, de 19 anos, aluno do 2º período do Curso de Direito do Moura Lacerda, fez sua estreia em uma prova de rua na 6ª Corrida Solidária. Deficiente visual, fez 3 quilômetros de caminhada com a guia Simony Boeniares, funcionária do setor de Vestibular e Processo Seletivo da instituição de ensino. “Gostei muito. O espaço do Campus me pareceu bom. A brisa da manhã estava perfeita e o domingo é um dia ideal para este tipo de esporte”, salientou.

Participações

            Além da coordenadora Adriana Elias, estiveram presentes no evento os professores Rafael Baetta, Pablo Elias, Jefferson Thiago Gonela e André Caliari Oliveira, além de alunos de diversos períodos do Curso de Educação Física. O coordenador de Comunicação, Fernando Mello, deu as boas vindas aos atletas.

            Carla Souza, ex-aluna do Curso de Educação Física da Unidade Campus de Jaboticabal, e Luma Roldão, do 6º período em Ribeirão Preto, ambas da Academia Espaço Mulher, de Sertãozinho (SP), cuidaram do alongamento e aquecimento dos atletas. Cadeirantes do projeto Pernas Solidárias, da Assessoria Esportiva Matheus Equilíbrio, também estiveram presentes.

Assessoria de Imprensa: (16) 9-9131-5326