Por Gislaine de Miranda Quaglio 
8º Período do Curso de Ciências Econômicas
Centro Universitário Moura Lacerda
 

18 de Agosto de 2010 – Semana de Economia Palestra com Rudinei Toneto. Tema: Tranformações na Economia Brasileira.









Com uma linguagem clara e objetiva, a palestra do Professor Rudinei foi de grande contribuição no sentido de agregar conhecimento e compreensão no que cerne a trajetória da economia brasileira contemporânea e seus rumos. Explanando sob um pano de fundo que caracterizava o processo de desenvolvimento da economia nacional, a palestra apresentou os principais contextos macroeconômicos da economia brasileira entre a década de 1950 até os dias atuais.





Questões como o processo de industrialização via modelo de substituição de importações, a crise fiscal do Estado no que diz a respeito ao comportamento da dívida pública interna e externa, o processo inflacionário e os planos de estabilização incorporados durante o final da década de 1980 e início da década de 1990, foram abordados de maneira prática e extremamente inteligível ao público. Além disso, a palestra também contou com questões de caráter social como a evolução da educação no país, o mercado de trabalho, as desigualdades sociais e como um dos pontos principais a discussão sobre o crescimento e a os problemas de distribuição de renda.





Enfatizando os últimos 16 anos de política econômica, o professor distinguiu os feitos dentro de cada circunstância da economia interna e suas influências externas, como crises e choques adversos, nos governos de FHC e Lula, tratando pontualmente os instrumentos das políticas cambial, monetária e fiscal, assim como, dos resultados econômicos e sociais alcançados. Por fim, o professor expôs sua visão dos desafios que o Brasil, e mais diretamente seus governantes precisam superar, especialmente, problemas sociais e de elevação da taxa de investimento, via formação de poupança pública e privada, para colocar o país na rota do crescimento sustentado.        


 

Saiba mais sobre o curso de Gestão Financeira