No período de 01 a 05 de setembro, o Curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu aos alunos uma viagem técnica, monitorada pelos coordenadores do Curso, à cidade do Rio de Janeiro. Viagens desta natureza constituem-se em Atividades Complementares que fazem parte da formação acadêmica dos alunos.

O ponto alto desta viagem foi a visita à Favela da Providência (primeira favela do Rio de Janeiro) onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de uma ocupação urbana irregular sobre morros, em uma cidade de porte metropolitano, além de conhecer as intervenções já realizadas e as propostas para melhoria da qualidade de vida e do ambiente urbano feitas pela prefeitura.

 

A visita contou com o apoio do líder da comunidade local e de um dos arquitetos da prefeitura do Rio de Janeiro responsáveis pela manutenção e qualificação do espaço da referida favela.
Além da Favela, a viagem técnica proporcionou discussões sobre a arquitetura, urbanismo e paisagismo da Cidade Maravilhosa com visitas ao MEC (Ministério da Educação e Cultura), MAM (Museu de Arte Moderna), MAC (Museu de Arte Contemporânea), Museu de Belas Artes, Centro Histórico da cidade, projeto Rio Cidade, Caminho Niemeyer, entre outros.
Para 2011 estão programadas viagens técnicas para as cidades históricas de Minas Gerais e a segunda viagem internacional para Paris / Amsterdã.

Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo