As Atividades Complementares correspondem a uma exigência do MEC e seu cumprimento requer a participação em eventos culturais, acadêmico-científicos e sociais  que complementam a formação universitária expandindo o conhecimento para além da área de concentração do curso. Através das Atividades Complementares, o universitário tem, portanto, a oportunidade de adquirir competências transversais que evitam uma formação meramente técnica atendendo, assim as exigências de um mercado de trabalho que valoriza o profissional pró-ativo, atualizado e comprometido com a melhoria da sociedade em que está inserido. 
               
      “O que temos de resultado até o momento tem demonstrado o quanto muitos dos nossos alunos são criativos, participativos e, sobretudo comprometidos com questões sociais das mais diversas. No primeiro semestre de 2010, incentivamos a prática de atividades como voluntariado e prestação de serviços à comunidade,  objetivando aprimorar a sensibilidade social do aluno e a percepção do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e melhor. Muitos alunos se destacaram nesse aspecto e certamente servirão de referências para toda a comunidade acadêmica nos próximos semestres.”, explica a coordenadora das Atividades Complementares do Campus, professora Ângela Maria Rodrigues

A aluna Danusa Maira Gregoruci do curso de Arquitetura e Urbanismo destacou-se por ter participado da construção emergencial de 15 casas na comunidade Jardim Dolores, em São Vicente – SP, fazendo parte do projeto UM TETO PARA O MEU PAÍS, organização latino-americana que nasceu no Chile em 1997, sem fins lucrativos, liderada por jovens de vários países da América Latina que têm como missão melhorar a qualidade de famílias que vivem em situação de pobreza.

Além da Danusa M. Gregorucci, também do curso de Arquitetura e Urbanismo: Callil Joãodestacou-se pelaorganização de atividades acadêmicas, na produçao e divulgação de eventos culturais e em atividades voluntárias; Milena Maria Savioli Pires elaborou projetos para reforma da cozinha e lavanderia do lar para idosos São Vicente de Paula de São Simão, para a reforma da cozinha da creche Casa da Criança Nino Pacheco e berçário Cesira Túbero de Camargo e para a reforma da capela São Cristóvão de São Simão; José da Cruz Santana destacou-se pela diversidade de atividades voluntárias e pela divulgação de atividades pertinentes à área da Arquitetura e Urbanismo.
 
A aluna Ednea Linares Gonçalves do curso de Moda destacou-se pela diversidade de atividades realizadas e também pelas atividades voluntárias com menores carentes.
 
O aluno Milton Santana foi o destaque do curso de Artes pela intensa participação em atividades culturais e, sobretudo, por ter cedido parte de seu acervo pessoal para a exposição “Pensar é estar doente dos olhos”, realizada na sala D16 de junho à setembro de 2010 pela coordenadoria de Atividades Complementares.
 
A esses alunos, parabéns por terem feito a diferença!