No dia 15 de setembro de 2010 foi realizado o I Fórum Paulista de Sustentabilidade da Educação Física e do Esporte na Escola. O evento foi idealizado pelo CREF4/SP em parceria com 11 Instituições, dentre elas o Centro Universitário Moura Lacerda.  A preocupação dos organizadores  é com o decênio esportivo (2010/2120) que se aproxima, em evitar a euforia e o uso indevido de pressupostos pedagógicos inadequados e prejudiciais à formação de nossas crianças e jovens. Assim eles propõem uma discussão para encontrar uma metodologia necessária com a dosagem certa para desenvolver uma boa prática da Educação Física e Esporte Educacional.
No Centro Universitário Moura Lacerda tivemos a participação do Sr. Flávio Delmanto, dos conselheiros do Cref de nossa região Prof. Ms. José Roberto Saad e Prof. Esp. Bruno Alessandro Alves Galati e do convidado para discussão Prof. Dr. Osmar Moreira de Sousa Júnior.
A discussão foi de grande valia para  alunos e professores que participaram efetivamente no evento. A proposta discutida em Ribeirão Preto foi pertinente e fez com que  prossionais e futuros alunos refletissemos sobre os problemas encontrados na Escola e sobre novas propostas de trabalho como soluções para melhorar o processo ensino-aprendizagem e também para desenvolvermos a consciência crítica da importância da Educação Física Escolar.