Os alunos Ada Maria Cavallieri, Helena de Lima Krauss Leite e o Paulo Vitor Machado Carvalho tiveram trabalhos aceitos na décima edição do Conic-Semesp, Congresso Nacional de Iniciação Científica.
O evento, que comemora dez anos e é considerado o maior do gênero no Brasil, recebeu 1.495 trabalhos de 3 mil participantes entre alunos e professores. Já o gradeamento, com horário e locais das apresentações, será divulgado também pelo site do Sindicato na próxima semana.
 
Participam do evento estudantes de graduação de instituições públicas e particulares, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores. O Congresso, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo, visa identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade.
 
Os projetos devem ser devidamente enquadrados em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído ou Em andamento. Após as inscrições, os trabalhos agora seguem para avaliações, conduzindo à pré-seleção e seleção final, realizadas por corpo docente especialmente designado para a leitura dos trabalhos até o dia 15 de outubro.
 
O Congresso deste ano homenageia o filósofo Aristóteles (384 A.C. a 322 A.C.), criador do pensamento lógico, adotando como slogan uma de suas citações: “Todos os homens, por natureza, desejam saber”. Para os professores-pesquisadores e para as próprias instituições de ensino superior, o Congresso é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.
 
Prêmios

Haverá uma premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do Conhecimento nas categorias Concluído e Em andamento e também um prêmio especial para o trabalho da categoria Concluído, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Os trabalhos premiados cujo Autor ou Coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão o valor do prêmio, conforme as regras do Regulamento, acrescido de 50% do valor. Esse critério não incide sobre o prêmio especial. Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior.
 
Além dos prêmios, será expedido um Certificado para todos os Autores, Coautores e Orientadores dos projetos apresentados.
 
Mais informações podem ser obtidas no e-mail
conic@semesp.org.br ou no Portal Semesp (www.semesp.org.br).