O Arquiteto-Urbanista, Prof. Dr. Rodrigo Santos de Faria lançou no dia 27/12/2010, às 10hs, no Café da Única no centro da cidade, o livro "Ribeirão Preto, uma cidade em construção" – o discurso da higiene, beleza e disciplina na modernização Entre Rios (1895/1930), pela Editora Annablume/FAPESP.
          O evento contou com a presença de amigos ex-colegas do arquiteto, assim como a presença de seus ex-professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda.
          Em seu livro, o autor descreve o estudo da cidade de Ribeirão Preto mediante reflexão sobre o discurso que orientou o processo de modernização e infra-estruturação urbana entre o final do século XIX e início do século XX.
          Rodrigo Santos de Faria é graduado Arquiteto-Urbanista pelo Centro Univeristário Moura Lacerda de Ribeirão Preto em 1999. Mestre e Doutor em História pelo Departamento de História do IFCH-UNICAMP. Realizou estágio Pós-Doutoral pela Fundación Carolina/Universidad Politécnica de Madri-Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid em 2008. É pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade – CIEC/IFCH/UNICAMP e Professor Adjunto do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, ambos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, onde coordena o grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade – GPHUC-FAU-UnB/CNPq.

Arquiteto Rodrigo Santos de Faria autografa seu livro Arquiteto entre seus amigos ex-alunos Arquiteto entre seus amigos e ex-professores de graduação