O Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda recebeu, no dia 11/04, o Prof. Dr. Antônio Cláudio da Costa Machado, para uma palestra sobre o tema “Análise crítica da reforma do Código de Processo Civil (CPC)”.
          A palestra contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre alunos e docentes do curso de graduação, sendo iniciada às 19h, no Auditório Ilka de Moura Lacerda – Unid. I – Sede/Ribeirão Preto. 
          De acordo com o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, Prof. Dr. João Paulo Orsini Martinelli, a escolha do tema surgiu da iniciativa de promover o debate com o público sobre o Código de Processo Civil e sua repercussão social. Segundo ele, “o prof. Costa Machado é um dos maiores nomes do Processo Civil brasileiro e sua palestra, além de técnica, mostra uma visão crítica da reforma do Código de Processo Civil”. Ele apontou as qualidades e os defeitos da reforma do CPC, além da necessidade de discutir o projeto de forma ampla e democrática.
          Para o palestrante, Prof. Dr. Antônio Cláudio Costa Machado, “a palestra trouxe valiosa contribuição à comunidade jurídica através da perspectiva de conscientização do público sobre a atual reforma do Código de Processo Civil, dado ao fato que é o projeto mais autoritário do Processo Civil no Brasil”.
          A aluna do 1º período do curso de Direito, Janaína Correa, ressaltou que o palestrante foi muito claro e objetivo nas informações sobre o atual Código de Processo Civil, demonstrando uma postura corajosa e verdadeira. "Após assistir a palestra do Prof. Costa Machado, tenho condições de compreender e debater de maneira mais democrática, o processo de revisão do CPC".
          Entretanto, para a aluna do 6º período da curso de Direito, Carina Yamada Diniz Saia, através da explanação apresentada, pode-se concluir que, apesar do Novo Código de Processo Civil ter como objetivo a celeridade processual, os interesses políticos não modificam a estrutura organizacional e sim procedimentos processuais, retirando ferramentas importantes para as partes.

Prof. Dr. Antonio Cláudio Costa Machado Coordenação e Professores do Curso de Direito participaram da palestra
Representantes da OAB Público presente

 
Acesse o nosso Flickr e veja todos as fotos da palestra.