No dia 02 de julho, alunos do quinto período do curso de Arquitetura e Urbanismo foram contemplados com uma visita técnica à Fazenda Santa Gertrudes, no município de Santa Gertrudes, SP, promovida pela Casa Rica Revestimentos Cerâmicos. O critério da seleção dos alunos foi por melhor desempenho ao longo de todos os períodos cursados até o momento. Os alunos foram acompanhados pela Profa. Dra. Ruth Paolino, coordenadora do curso, e pelo Prof. Domingos José L. Guimarães.
         A fazenda é composta por um monumental conjunto arquitetônico construído entre 1870 e 1902, voltado para o cultivo da cana de açúcar, café, criação de mulas e cavalos de raça. As construções, inclusive a casa sede, traduzem a cultura arquitetônica européia, especialmente a italiana.
        
A fazenda foi propriedade do Marquês de Três Rios passando em 1893, por herança, ao Conde Eduardo Prates, trisavô dos atuais proprietários. Foi palco das novelas Esperança, da Rede Globo de Televisão e Escrava Isaura, do SBT.
       
Para os alunos, foi uma experiência única, em que tiveram a oportunidade de aprender, com detalhes, sobre o processo de produção do café desde a plantação ao beneficiamento do grão, além de se deliciarem com um cenário arquitetônico do século XIX.