Voltada para os alunos do curso de Relações Internacionais, a atividade prática coincide com o atual período de efervência no cenário diplomático mundial 

          Os alunos do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Moura Lacerda terão, na próxima segunda-feira (07/11), às 19h30, a oportunidade de simular, na prática,uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade acontece no momento em que o planeta vivencia uma série de conflitos armados, principalmente na região do Oriente Médio.

Dinâmica –
Durante a simulação, cada estudante será denominado “delegado”  e representará um país que participa do Conselho. Nas sessões de negociação, eles irão discutir temas e medidas de segurança ligados ao terrorismo, sempre defendendo a linha da política externa do país que representam. 
           “O objetivo é levantar questões que estimulem a negociação e a cooperação entre os países para que se obtenha uma solução pacífica. As regras usadas serão as mesmas adotadas pela ONU. Os temas colocados em discussão são cuidadosamente escolhidos e trazem ao debate as questões mais controversas, presentes no cenário internacional, exigindo um alto grau de reflexão, cooperação, negociação e liderança”, explica Anderson Salvador Romanello, coordenador do curso de RI do Centro Universitário Moura Lacerda. Cinco países são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China. O Brasil é um dos dez países eleitos pela Assembleia Geral das Nações Unidas para integrar o quadro até 2011. Na simulação do Moura Lacerda, coordenada pela professora, Juliana Bigatão, o Afeganistão, o Iraque e o Paquistão, apesar de não integrarem o Conselho, vão participar do debate. Segundo Romanello, a simulação contribui para a formação de profissionais com grande potencial. “Estes poderão ser futuros formuladores de políticas públicas, diplomatas, administradores e empresários”, observa. 
           Trabalhos neste formato iniciaram-se nos Estados Unidos, com simulações da atuação de departamentos e setores internos da ONU. Atualmente o modelo é reproduzido em várias universidades do mundo, apresentando-se como uma importante alternativa de estudo e debate da agenda internacional.

Serviço:
Simulação de reunião do Conselho de Segurança da ONU
Data: 7 de novembro de 2011
Horário: 19h30
Local: Unidade I Sede – Centro Universitário Moura Lacerda
Endereço: Rua Padre Euclides, 995, Campos Elíseos

Atendimento à imprensa:
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233-2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233.1823 juliana@nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br