Nessa nova coluna do site, você poderá conferir opiniões e entrevistas com docentes do Centro Universitário Moura Lacerda, discutindo temas da atualidade.  Veja na primeira edição da coluna, a entrevista com o professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Nivaldo de Almeida Gomes, comentando os acidentes ocorridos com edificações recentemente, no Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1984) e especialização em Informática (Área de aplicação: Engenharia e Arquitetura pela Universidade de Ribeirão Preto, 1995). Atualmente é Professor (Mestre) do Centro Universitário Moura Lacerda. Atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade, carbonatação.

No mês de janeiro acompanhamos casos de desmoronamentos de prédios no Rio de Janeiro e, no dia 7 de fevereiro, outro, parcial, em São Bernardo do Campo. Nos dois acontecimentos com vítimas fatais. Qual a importância de um Engenheiro Civil no planejamento de uma reforma em edifícios comercias e residenciais?
O Engenheiro Civil e o Arquiteto são legalmente habilitados para projetar e exercer a direção técnica na execução de uma obra seja ela nova ou não. Na reforma, o principal cuidado é a garantia da integridade do edifício. Dessa forma um profissional capacitado poderá indicar o nível de intervenção permitida para não comprometer o sistema estrutural ou, se for o caso, indicar os reforços necessários para tal ato. Outro fator importante que o usuário deve levar em conta é a responsabilidade legal, podendo ser autuado em todas as esferas por exercício ilegal da profissão. Sendo contratado um profissional legalmente habilitado, sobre ele, incidirá a responsabilidade por qualquer dano ou acidente ocorrido.

No caso de São Bernardo do Campo acredita-se que infiltrações causaram o acidente. Quais procedimentos a pessoa deve tomar se perceber infiltrações? As infiltrações podem ser “controladas” se forem percebidas no início. Como?
As infiltrações, tanto as geradas pelas instalações hidráulico sanitárias como as de origem da água da chuva ou, ainda, originadas pela umidade do solo, estão entre as principais fontes geradoras de problema das construções. Como em qualquer caso, quanto antes for detectado, menor será o custo do reparo e maior será a probabilidade de sucesso na recuperação. Dessa maneira, para qualquer sinal de infiltração e umidade, é preciso identificar as causas e a especificação correta dos serviços de reparo. A ausência do mesmo ou uma execução inadequada pode comprometer o desempenho do edifício e acelerar o processo de deterioração. E, ainda, pode atingir, além dos revestimentos e vedações, a própria estrutura. Em casos mais graves acarretar na perda da estabilidade de partes ou do edifício com um todo.

Na hora de adquirir um imóvel (seja para comprar ou alugar), em que o consumidor deve se atentar no que se refere à estrutura e condições do mesmo?
Inicialmente verificar a documentação legal do imóvel (aprovação, habite-se, entre outros) e, dessa forma, garantir que a obra foi projetada e executada por profissionais habilitados e que poderão ser responsabilizados por qualquer problema durante a utilização. É importante também obter informação do sistema estrutural, como exemplos mais comuns verificar se há concreto armado ou alvenaria, e assim prever intervenções de reforma. A ocorrência de trincas e fissuras, conforme sua disposição e dimensões, bem como seu comportamento após o surgimento podem indicar problemas estruturais. Sendo possível o auxilio de um Engenheiro nessa vistoria esses riscos podem ser minimizados.

Se você tem alguma sugestão de tema, participe!! Envie sua sugestão para o email: noticia@mouralacerda.edu.br