Atividade faz parte das ações da Exposição “Coleção Elza Junqueira Leite”, socialite de Orlândia que doou acervo ao Centro Universitário Moura Lacerda, com vestidos assinados por estilistas nacionais internacionais

            A coordenadora do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), Leda Braga Ferraz, ministrou uma Oficina de Furoshiki, no último sábado (05/10), das 14 às 16 horas, no Franca Shopping. A atividade abriu a série de ações que acontecerão, durante todo este mês, junto à Exposição “Coleção Elza Junqueira Leite de Moraes”, que apresenta o acervo da socialite de Orlândia (SP), falecida em 2001, formado por vestidos de estilistas nacionais e internacionais como Christian Dior, Rita Russo e Dener Pamplona.

            O Furoshiki é um lenço quadrado ou uma toalha de pano simples, muito colorido ou liso que, quando dobrado e com nós, é usado no Japão para embrulhar objetos, presentes, criar pequenas coisas úteis ou decorações – bolsas, porta-garrafas, saco para livros, cesta de frutas, porta-objetos, embrulho para presente, porta-vaso, lancheira, etc. É muito usado em substituição a embalagens descartáveis. Os Furoshiki tradicionais são feitos de seda, mas também existem os de algodão e outros tecidos, igualmente leves, duráveis e resistentes.

Moda e criatividade

            A cabeleireira Márcia Maria de Oliveira disse que adora moda e, por isso, resolveu visitar a exposição. Ela estava acompanhada das filhas Bianca, de 21 anos, e Isabelly, de 17, além do genro Marcelo Michilini, de 19. O que mais chamou a atenção foi um “tubinho preto”, de estilista anônimo, não identificado. “Este vestido é, realmente, um clássico, nunca sai de moda”, comentou.

            Valéria Cristina Branco, de Guará (SP), estava no Franca Shopping para passear com as amigas. Educadora, contou que gosta de tudo que envolve criatividade, daí ter resolvido participar da Oficina de Furoshiki. “Foi maravilhosa. É fantástico você mesma criar sua bolsa e, ainda, contribuir para melhorar o meio ambiente, reaproveitando tecidos de roupas que não usamos mais”, salientou.

            Micaela Barbosa, de 9 anos, também participou da oficina. Animada, disse que achou “muito legal” conhecer o Furoshiki. “Nunca pensei que um pedaço de pano pudesse virar uma bolsa. Com certeza contarei para as minhas amigas da escola”, afirmou.

Assessoria de Imprensa: (16) 9-9131-5326