Entrega foi realizada durante a abertura da Semana de Planejamento Docente

 

Otacílio Pavan Neto, aluno do 9º período de Arquitetura e Urbanismo e integrante do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Moura Lacerda, foi o vencedor do 4º “Prêmio Oscar de Moura Lacerda”, edição 2017. Ele e seu orientador, o professor Rodrigo Sartori Jabour, receberam um certificado com a quantia de R$ 1.200,00, entregue por Paulo Lapini, diretor Superintendente. O trabalho, que recebeu o nome de “A Baixada de RP – Olhares sobre um território”, analisou a paisagem da região localizada no Centro de Ribeirão Preto. A cerimônia de entrega ocorreu na abertura da “Moura Lacerda Atualiza – Semana de Planejamento Docente”, atividade realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

“Durante as aulas, surgiu a vontade de me aprofundar no campo da filosofia da imagem e da paisagem. A escolha do tema foi pessoal. Convivo muito na região da Baixada e acho um lugar bacana. Por isso resolvi usá-la como inspiração”, explicou Pavan Neto. O aluno também agradeceu pelo apoio recebido dos professores e de toda a equipe do Moura Lacerda. “Sinto-me realizado com esse prêmio. No entanto, não pretendo parar de fazer pesquisas, pois encontrei-me nessa área”, disse. Para Jabour, que passou pela primeira experiência como orientador do PIC (Programa de Iniciação Científica), o reconhecimento foi gratificante. “Acredito que a pesquisa científica anda lado a lado com o ensino. Há muitos campos para serem descobertos e essa forma de estudo ajuda nesse aspecto”, afirmou o professor.

Balanço e expectativas

Cerca de 200 docentes dos cursos de Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Tecnológicos estiveram presentes no auditório “Ilka de Moura Lacerda” para a abertura da Semana de Planejamento Docente. Após dar as boas-vindas aos professores, Paulo Lapini deu início às atividades. Em seguida, Anderson Romanello, coordenador de Graduação, ressaltou a importância do Programa de Iniciação Científica e comentou sobre a evolução da 2ª edição do evento “Diálogos – Encontro Cientifico”, realizado em outubro de 2017, que contou com a participação de alunos de diversos cursos no Conic 2017 (Congresso Nacional de Iniciação Científica), promovido pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior).

O coordenador de Pós-Graduação do Moura Lacerda, Lucas Miranda, mostrou as novidades sobre os programas de formação continuada, como, por exemplo, os Cursos de Atualização Profissional e os Cursos Livres. Claudio Bidurin, diretor Administrativo do Centro Universitário, abordou os resultados obtidos pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) no ano passado e lembrou a importância do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Fernando Mello, coordenador de Comunicação, encerrou as falas apresentando a nova Biblioteca Virtual, disponível no site da instituição.

Pesquisa em alta

O tema da palestra principal, ministrada por Daniela Leal, professora do PPGE/Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação), foi “A importância dos Grupos de Pesquisa como processo de interação entre ensino, pesquisa e extensão”. Ela abordou o valor da participação de docentes, discentes, técnicos e demais profissionais do Centro Universitário em ações e projetos advindos de grupos de pesquisa, assim como a diferença que tal prática acarreta na vida dos envolvidos.

“Percebemos que, nos dias de hoje, cada vez mais as instituições acadêmicas, assim como as agências de fomento, têm exigido dos profissionais a realização de pesquisas em grupos, com o objetivo de fortalecer a articulação entre pesquisa, ensino e extensão”, afirmou Daniela Leal. A docente também apresentou aos participantes os projetos desenvolvidos pelo Nieped (Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade) do Moura Lacerda, no qual atua como coordenadora.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo