Os alunos do curso de Agronomia do Centro Universitário Moura Lacerda, fizeram uma visita técnica ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC) – Centro de Cana, Ribeirão Preto/SP.

Pela disciplina “Agricultura II”, com a professora responsável Silvelena Vanzolini Segato, nossa turma foi recepcionada com uma palestra técnica da pesquisadora científica Samira Cavallari, que demonstrou aos alunos o sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB) do IAC, que consiste em uma nova e revolucionária tecnologia que transforma um conceito de séculos de plantio de cana-de-açúcar, ao retirar o colmo-semente da linha de cultivo e introduzir uma planta (muda pré-brotada).

O IAC produz três materiais: os mini toletes de 3 cm (gema); a meia lua (gema pela metade) e a MPB com 20 dias (gema brotada) e com 50-60 dias (MPB propriamente dita). Essas mudas são produzidas e repassadas para matrizeiros e viveiristas parceiros, além do próprio IAC. As gemas são cortadas e após plantio levadas para câmaras de brotação e depois transplantadas para tubetes. Essas mudas sofrerão uma ou duas podas no momento da aclimatação, em função do tempo para liberação da muda.

Os alunos também conheceram o jardim varietal de cana-de-açúcar do IAC, que mantém todas variedades do programa de melhoramento de cana da Instituição, além de variedades clássicas.

“Essa tecnologia visa aumentar a eficiência e os ganhos econômicos na implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e, possivelmente, renovação e expansão de áreas de cana-de-açúcar. O MPB-IAC possibilita produzir mudas de forma mais rápida, com elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio, além reduzir a quantidade de mudas que vai para o campo”, afirma a pesquisadora Samira Cavallari.