MOURA  LACERDA_Maratona Programacao (2)

Adriano de Carvalho La Rocca, Felippe Henrique Longo da Silva e Luiz Eduardo Vilas Bôas Emídio, alunos do 4º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, representarão o Centro Universitário Moura Lacerda na 1ª fase da 20ª Maratona de Programação (http://maratona.ime.usp.br/). O evento, considerado um dos mais importantes do setor no Brasil, ocorrerá, neste sábado (10/09), das 8 às 19 horas, na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba). Eles estarão acompanhados pelos professores João Paulo Casati, que atuou como técnico da equipe que competirá, e José Ferreira de Souza Neto, também coordenador da graduação, que salientou que esta é a primeira vez que estudantes de TI (Tecnologia da Informação) são motivados a participar.

De acordo com Souza Neto, a maratona, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação, promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções em software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. “Ano após ano, empresas da área de Tecnologia da Informação têm valorizado aqueles que participam deste evento, o que aumenta a chance de absorção por este mercado de trabalho especializado”, afirma o coordenador. A final da competição acontecerá, nos dias 11 e 12 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

Espírito de competitividade

Para Felippe Longo, será grande a experiência que a equipe adquirirá com a alta competitividade presente na maratona. “A atividade testará nosso conhecimento em linguagem de programação e lógica computacional adquirido no curso do Moura Lacerda. Isso, claro, também nos dará maior visibilidade junto ao mercado de trabalho”, ressalta. “A equipe se preparou como um grupo coeso. Fizemos sessões de exercícios em grupo, além de estudos individuais diários, com o objetivo de que a preparação seja a melhor possível”, diz Adriano La Rocca.

Luiz Eduardo Emídio afirma que o importante é participar da maratona com espírito de competitividade. E reconhece que, apesar do desafio ser grande, ele e os outros membros da equipe estão superanimados com a oportunidade de participar de um evento tão representativo na área de TI. “Queremos aumentar a rede de contato com outras pessoas da área, mas, também, nos divertir no evento fazendo o que mais gostamos, que é o desenvolvimento soluções computacionais”, conta.

Técnico de peso

Durante o período de preparação da equipe, o professor João Paulo Casati foi o responsável por coordenar as atividades. Ele também será o técnico do grupo no evento. Seu papel na maratona será fundamental, pois objetivará apoiar os alunos para que consigam pensar e definir, de forma lógica, a melhor resolução para os problemas que serão apresentados. “Casati é um professor com conhecimento técnico de alto nível. Por isso foi escolhido para esta função”, ressalta Souza Neto.

Os alunos entendem que a iniciativa do Moura Lacerda de apoiá-los e enviá-los a Piracicaba lhes proporcionará a chance de representar uma tradicional instituição de ensino nacional. Também acreditam que esta postura institucional eleva os cursos de TI a um outro nível de qualidade. “A motivação e o incentivo que o coordenador José Ferreira tem nos passado, assim como sua preocupação com a qualidade do curso, nosso conhecimento e enriquecimento do currículo ainda durante a faculdade, está preparando-nos para um futuro profissional com grandes possibilidades de sucesso”, salienta Felippe Longo.

“O Centro Universitário tem proporcionado aos alunos experiências fantásticas. A preocupação com a qualidade dos cursos é grande e a possibilidade de colocar os conhecimentos adquiridos em prática é fundamental. Isso prepara melhor o estudante para o mercado de trabalho. Conseguir representar a instituição de ensino na Maratona de Programação 2016 é uma conquista que deixa o Corpo Docente e os demais alunos com um sentimento de felicidade muito grande. A participação em outros eventos importantes na área de TI, com a participação dos nossos estudantes, será cada vez mais frequente”, completa o coordenador.

Contatos:
Milagre do Verbo Agência de Comunicação.
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook:www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Snapchat: milagredoverbo