Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, viveram momentos especiais na noite de 24 de março. Eles atuaram, no Theatro Pedro II, como monitores no 2º Troféu Metropolitano. O ponto alto foi conhecer um dos mais importantes profissionais em atividade no Brasil: Ruy Ohtake, que ministrou a palestra “Arquitetura enquanto Arte”. Alguns conseguiram uma foto exclusiva com o ídolo. Segundo a organização do evento, a escolha se deu porque a mãe dele, Tomie Ohtake, falecida em 2015, fez, nos anos 1990, o projeto do atual forro do espaço para a restauração do prédio, destruído, parcialmente, por um incêndio na década de 1980. Foi a primeira vez que ele entrou no espaço depois de concluídas as obras de recuperação.

Carolina Jarreta, de 21 anos, do 5º período, moradora de Orlândia, disse que se voluntariou para a atividade por ser “uma experiência única”. “Não é todo dia que isso acontece. Participar de ações com profissionais de renome, principalmente com um arquiteto como Ruy Ohtake, enriquece a formação de qualquer um”, afirmou. O ribeirão-pretano Wesley Amâncio, de 22 anos, também do 5º período, conhece alguns projetos do convidado especial e o admira, entre outros aspectos, pela “relativa simplicidade, feita por meio de formas em curvas sensacionais”. Amâncio contou que foi cursar Arquitetura e Urbanismo, depois de um curso técnico na área, porque “desenho sempre foi uma paixão”.

“Inspiração sem igual”

Gabrielle Oliveira, de 21 anos, do 9º período, moradora de Ribeirão Preto, desde muito pequena se viu envolvida com o universo das edificações. Aprendeu a gostar da área por conta de pais e tios que sempre atuaram no setor. Aluna do Moura Lacerda, faz questão de participar, ativamente, de ações como as semanas temáticas do curso. Também voluntária para o evento do 2º Troféu Metropolitano, salientou que jamais perderia a oportunidade de conhecer e ouvir Ruy Ohtake. “Ele é uma referência para todos aqueles que querem fazer diferença nesta profissão. É isso que eu almejo”, falou.

Por conhecer um pouco da obra do arquiteto convidado, a estudante ribeirão-pretana Aimée Prado, de 21 anos, do 5º período, entendeu que participar da atividade daquele sábado representaria um momento de “inspiração sem igual”. “Estar no teatro e ver de perto um de meus ídolos foram momentos marcantes”, ressaltou a aluna, que disse que nunca se imaginou em outra profissão, porque sempre gostou muito de Arquitetura e Urbanismo.

2º Troféu Metropolitano

O evento, com mais de 1.200 convidados, promovido pelo capítulo local do Metropolitano – Núcleo de Arquitetura e Design (www.nucleometropolitano.com.br), programa de relacionamento e fidelidade para empresas e profissionais da área de Arquitetura, Design de Interiores e Decoração, premiou 16 arquitetos que mais se destacaram em 2017. Antes das atividades da noite, Ruy Ohtake recebeu da presidente da Fundação Pedro II, Mariana Jábali, uma foto com as mãos de sua mãe assinando o projeto do forro do espaço. “Um carinho muito grande. É muita emoção estar aqui nessa cidade e nesse teatro, um dos mais bonitos que já vi”, comentou o arquiteto. A solenidade foi precedida de um coquetel privado na Sala dos Espelhos e de uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Livia Cadete (16 – 9-8169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: livia.cadete@milagredoverbo.com.br e fernand.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: http://www.milagredoverbo.com.br – Skype: liviacadete – Instagram: @milagredoverbo