Marcelo Borges, formado pelo centro Mente Aberta, da Unifesp, explica que a atividade oferecerá reflexões para o despertar da consciência plena em benefício da qualidade de vida e da redução do estresse dos alunos

Alunos do Curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), participarão, nesta quinta-feira (30/05), de uma atividade sobre Mindfulness com o instrutor Marcelo Borges. O encontro terá como objetivo apresentar aos estudantes algumas práticas de atenção plena que permitem que as pessoas desfrutem de um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, atitude aberta e não julgadora a cada instante, explica Borges.

            Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Paulo Lapini, o Moura Lacerda valoriza o aprendizado que leva ao autoconhecimento, que contribui para a promoção do bem estar e da qualidade de vida, que ajuda o profissional a lidar com as situações de estresse do mercado, melhorando a produtividade pessoal, conquistando uma gestão mais assertiva das emoções e obtendo uma percepção mais clara do momento presente.

            “Nossos cursos, mesmo os das áreas de Exatas, que possibilitam uma formação técnica aos alunos, proporcionam, também, uma formação humana mais completa, afinal, queremos que a experiência universitária seja transformadora e significativa”, afirmou Lapini.

Mindfulness

            Marcelo Borges, que é formado na técnica pelo Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), lembra que um estudo publicado na revista Science, pela Universidade de Harvard (EUA), apontou que em 46,9% do tempo as pessoas não prestam atenção no que fazem.

            “Ligamos o ‘piloto automático’ e não colocamos nossa atenção no momento presente. Isso causa ansiedade, estresse e depressão. Nossa cultura ocidental não valoriza a espiritualidade, a meditação, o alinhamento das ações com os pensamentos. O Mindfulness melhora o foco, a produtividade e o autocontrole”, ressaltou.

            O instrutor salientou que o curso completo “Viva Consciente: Mindfulness para a qualidade de vida e a redução do estresse” é um treinamento de oito semanas e se baseia no programa MBSR (Mindifulness Based Stress Reduction). Este é, hoje, um dos programas mais estudados, cientificamente, por grandes universidades, como Oxford, Harvard, USP (Universidade de São Paulo), Unifesp, etc. “Ele proporciona ferramentas e experiências para cultivar harmonia do corpo e da mente e o despertar do que há de mais autêntico em nós”, disse.