MOURA LACERDA_Semana Educacao Fisica_Projeto Extensao (4)
O Curso de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda iniciou o mês de setembro comemorando o dia do profissional da categoria (01/09). Como parte do Projeto de Extensão da Jornada Acadêmica da graduação em Ribeirão Preto, os alunos de Bacharelado promoveram uma Gincana Olímpica com crianças da Escola Estadual “Jóquei Clube”, situada no Jardim Iara, Região Leste da cidade. Os universitários aplicaram diversos testes motores utilizando barras, bolas, bambolês e provas de corrida. Participaram, ao todo, 85 estudantes dos 6os, 7os e 9os anos da instituição pública. As atividades aconteceram nos dias 8 e 9 de setembro, nas quadras da Unidade II/Campus.

MOURA LACERDA_Semana Educacao Fisica_Projeto Extensao (16)

Os futuros educadores físicos foram divididos em cinco equipes que levavam as cores Amarela, Vermelha, Preta, Cinza e Azul. Cada grupo ficou responsável por elaborar as provas. Segundo a coordenadora do curso, Irana Ferracioli, os testes motores avaliam o desempenho dos participantes nos quesitos agilidade, flexibilidade, força, resistência, entre outros. “O objetivo do projeto foi trazer para a prática todo o conteúdo estudado em sala de aula. Com o contato pessoal, os graduandos puderam experimentar e aplicar as técnicas aprendidas”, disse. A organização das atividades contou com a colaboração de todo o corpo docente e, em especial, dos professores Pablo Elias, Raphael Baetta e Franco Rodini.

A coordenadora da Escola Estadual “Jóquei Clube”, Helen Liberatori, ficou extasiada com as brincadeiras, tanto que também tirou os sapatos e correu ao lado das crianças em alguns testes. Nas arquibancadas, ela contou com a companhia das professoras Thaisa Venturini e Fernanda Ferreira, ex-aluna do Curso de Educação Física (Licenciatura), que torciam e vibravam pelos estudantes. “Achei fantástica a iniciativa do Moura Lacerda e fiquei mais contente ainda pelo convite. Os benefícios são inúmeros, pois a atividade estimula a prática de exercícios, promove a interação entre as pessoas e desenvolve o espírito de equipe. Gostaria de parabenizar a todos”, afirma Helen, que também leciona nos cursos de Engenharias do Centro Universitário.

MOURA LACERDA_Semana Educacao Fisica_Projeto Extensao (10)

Teoria na prática

O 2º dia da Gincana Olímpica da Educação Física contou com a presença de 27 estudantes do Curso de Pedagogia do Moura Lacerda. Convidadas pelo professor Raphael Baetta, que leciona em ambas as graduações, as universitárias misturaram-se às crianças e participaram das brincadeiras. Bruna Gomes, do 6º período, conta que a turma vivenciou na prática o que foi aprendido na disciplina de Conteúdo e Metodologia de Educação Física. “Foi bem legal e proveitoso. Acredito que, quando eu for aplicar essas atividades para os meus futuros alunos, saberei ajudá-los com as dificuldades que poderão surgir”, ressaltou.

Os alunos de Licenciatura do Curso de Educação Física, do período noturno, também realizaram a atividade. No entanto, os testes foram aplicados em integrantes das próprias equipes. Joelma Louzada, do 6º período, conta que esse formato de “gincana” é novidade, mas que, para ela, “deu certo”. “Nos anos anteriores, as semanas acadêmicas traziam jogos rotineiros, como vôlei e futebol. Gostei dessa mudança, pois é uma ótima experiência de ações que poderemos utilizar nas escolas”, afirmou a futura professora. Bruno Franceschi, do 6º período de Bacharelado, também aprovou o novo projeto. Ele diz que, para a elaboração das provas, foi necessário lançar mão de muitas pesquisas em artigos e livros acadêmicos. “Apuramos diversos dados e os adequamos ao perfil dos participantes. Foi um grande aprendizado”, concluiu.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo