Projeto Experimental propõe experiência de mercado para os formandos

Realizado pelos alunos do 8º período do Curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), o Projeto Experimental consiste na criação de uma campanha completa para um cliente real escolhido por cada agência. As apresentações do resultado final de 2018 aconteceram, em dezembro, na Unidade I/Sede. O projeto começa a ser pensado com os alunos ainda no 6º período e é um dos trabalhos de conclusão do curso (TCC).

Professora responsável pelo Projeto Experimental, Raquel Lovatti acompanhou todas as apresentações. Ela contou que o Moura Lacerda recebe um material humano muito rico e que este trabalho possibilita que o curso estenda seus braços para fora e traga o mercado real, de clientes reais, para os alunos, possibilitando todo um cenário para a produção das campanhas.

Where!

A agência experimental Where! apresentou o trabalho desenvolvido para a cervejaria ribeirão-pretana Weird Barrel Brewing Co. Os membros da agência eram Camila Masson (Atendimento), Elissandro Persil (Criação), Laís Samara (Redação), Nádia Lima (Planejamento) e Mateus Palmeira (Mídia).

Persil disse que uma pesquisa do mercado cervejeiro embasou o desenvolvimento da campanha como um todo. “O trabalho realizado durante 2018 junto ao cliente possibilitou uma compreensão maior de como funciona o mercado”, acrescentou. Para o ex-aluno, hoje publicitário formado, a prática realizada em projetos anteriores propostos pelo curso ajudou na execução deste trabalho maior.

Rodrigo Natal Duarte, um dos sócios da Weird Barrel Brewing Co, afirmou que o mercado das microcervejarias artesanais apresenta grandes dificuldades e uma competição grande no país. Duarte achou as propostas da agência muito interessantes e acredita que o aprendizado foi importante para todos.

Atena

Compuseram a agência Atena, que atuou com a empresa Guitar Music, os então alunos Maik Luã Pereira (Mídia), André Leonardo dos Santos Garcia (Atendimento), Ariel Martins Sposito (Direção de Arte), Caio Henrique Alves Garavazzo (Produção) e Diego Sanchez Borba (Planejamento Redação).

Para Pereira, o Projeto Experimental aproxima o mercado do aluno ao possibilitar vivências como conversar com um cliente, estruturar uma campanha, conceituá-la, planejá-la, fazer análise do mercado, de público, etc. “É, realmente, muito gratificante apresentar a campanha para o cliente, ver se ela tem coerência e se agradou”, acrescentou.

“Fiquei impressionado com o resultado. Apesar do pouco contato, os estudantes pegaram bem a essência da Guitar Music. Entre outras partes, o planejamento orçamentário e as peças publicitárias foram muito bem feitos”, disse o diretor Comercial da empresa, Juliano Jacob Pereira da Silva. Os feedbacks dados pela agência levaram Silva a repensar algumas estratégias.

DWCom

A agência DWCom foi formada por Guilherme Pelliccioni (Planejamento), Lilian Rodrigues (Redação), Vinícius Silva (Mídia), Lucas Passos (Atendimento) e William Lopes (Direção de Arte). O cliente real foi o CROSSFIT 1500. O representante da empresa presente foi o gerente de Marketing da Unidade II, em Ribeirão Preto, Caio Gonzalez.

Segundo Gonzalez, ele próprio ex-aluno o Curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda, Turma de 2008, “os estudantes apresentaram propostas bastante interessantes, como os dados das pesquisas e os ‘insights’ de criação, que poderão ser aproveitados”. Ele falou sobre as dificuldades enfrentadas pela modalidade, que existe há pouco tempo e chegou no Brasil há, aproximadamente, 8 anos.

Por conta destes mesmos problemas, de acordo com Pellicioni, trabalhar com este cliente exigiu uma pesquisa muito aprofundada em uma área pouco explorada. Com todo o material colhido, a agência abordou conceitos e trajetórias do CROSSFIT como modalidade e de quem o pratica.

Help Comunicação

A apresentação feita pela agência experimental Help Comunicação para o cliente Ipanema Clube contou com a presença do então presidente da agremiação, Genivaldo Gomes, que gostou muito do resultado final e agradeceu o trabalho dos alunos. Um dos publicitários responsáveis pelo clube, Rogério Kendi Moreira, disse que a campanha agregaria novos conceitos a todos os membros da diretoria.

Integraram a Help Comunicação Ricardo Medina (Atendimento), Ana Carolina Balduíno (Planejamento), Vinícius Pimenta (Criação), Bruna Moreno (Redatora) e Gabriele Marques (Mídia).

Para Bruna Moreno, a parte mais desafiadora do processo foi lidar com um cliente de um setor não tão numeroso na cidade e sem muitas referências para possíveis comparações ou até mesmo um concorrente de mesmo tamanho, serviços e público – o Ipanema Clube tem cerca de 80 mil m2 de área. “Falar diretamente com o cliente e apresentar o resultado final foi uma experiência que também nos preparou para o mercado”, salientou.

Navegue Comunicação

A Navegue Comunicação, composta por Larissa Guissoni Vieira da Silva (Planejamento), Marina Luiza de Sá (Atendimento), Rafael Giacometti Braga (Redação), Renan Rocha Vieira (Mídia) e Victor de Souza Damas Marques (Direção de Arte), teve a Construtora Breci como cliente.

Para Vieira, o Projeto Experimental possibilitou colocar em prática tudo o que foi aprendido no curso e ajudou na consolidação deste conhecimento. “Durante o dia-a-dia do publicitário surgem imprevistos no job. Precisamos estar prontos para contorná-los. Com certeza, este trabalho de conclusão nos deu parte da experiência necessária para lidar com essas situações”, ressaltou.

Bruno Ciola, representante da Construtora Breci, falou sobre o profissionalismo da Navegue Comunicação e a viabilidade das propostas. “Dentro do que entendemos como necessário para a empresa, eles fizeram propostas de campanha que agradaram bastante. A identidade visual, por exemplo, entre outros aspectos, foi ao encontro do que gostamos. Poderemos aplicar todas as propostas”, afirmou.

Trabalhar com um cliente como a construtora foi motivador para a agência, principalmente devido ao seu público-alvo, que é de alto padrão. “Pensar uma comunicação que se encaixasse nesse nicho e, ao mesmo tempo, evidenciasse o serviço do cliente, sem cair no clichê, foi nosso maior desafio. Rendeu-nos dias de orientação com os professores para encontrar a linguagem ideal. Foi muito trabalhoso, mas entregamos um plano de comunicação que o cliente adorou”, finalizou Renan Vieira.

 

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