Brinquedoteca é uma realização das próprias estudantes do Curso de Pedagogia, que utilizaram materiais recicláveis para a construção de brinquedos e jogos que estimulam a aprendizagem

 

Estudantes do 4º período do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), receberam, na Brinquedoteca, alunos do 1° e 2º anos da Emefem (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Ensino Médio) “Dom Luiz do Amaral Mousinho”, do bairro Campos Elíseos. As professoras Denise Farias Bortoliero e Vanessa Serra acompanharam suas turmas. “Acredito muito nas atividades lúdicas como facilitadoras da aprendizagem”, ressaltou Denise Bortoliero. No espaço há atividades de musicalização, contação de histórias e jogos pedagógicos.

De acordo com a professora Rejane Kobori, a Brinquedoteca é uma realização das próprias estudantes do curso, que utilizam materiais recicláveis para a construção dos brinquedos e jogos. A ação garante que, por meio de atividades lúdicas, as crianças aprendam conteúdos como Matemática e Português, entre outros, e desenvolvam suas habilidades e potencialidades de acordo com a faixa etária.

 

Para divertir e solucionar problemas

 

“Inspiramo-nos na Teoria da Aprendizagem de Vygotsky, que parte da filosofia ‘Materialismo cultural dialético’, e na proposta pedagógica de Freinet, que propõem ambientes temáticos para permitir a autonomia e criar possibilidades de aprendizagens. O meio influencia, diretamente, a formação psicológica da criança. É preciso criar oportunidades em sala de aula para que os alunos interajam e solucionem problemas cotidianos e, assim, possam se desenvolver e conquistar sua autonomia”, disse a professora.

Maria do Carmo Pedroso, aluna de Pedagogia, falou que se sente honrada em participar deste projeto. “É possível aprender brincando. Este projeto estimula a imaginação, a criatividade e protege o meio ambiente”, salientou.

A estudante Gabrielle Perna, com seu grupo de classe, fez a proposta da atividade “Laboratório Social”, na qual as crianças aprendem a fazer coisas práticas de seu dia a dia, como varrer, colocar roupas no varal, etc. “Elas se divertem, mas interagem, colaboram e se sentem muito capazes de aprender”, ressaltou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16)   3446-5717    |    3329-7998    |    9-9201-7887

Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br