dialogos_encontro-cientifico-1

Alunos inscritos no PIC (Programa de Iniciação Científica) do Centro Universitário Moura Lacerda tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas durante o evento “Diálogos: Encontro Científico Moura Lacerda”, realizado nos dias 18 e 19 de novembro, nas unidades I/Sede e II/Campus da instituição de ensino. A ação reuniu 16 trabalhos das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas, exibidos em formato de pôsteres, com apresentação oral e abertura para questionamentos do público presente. “Um dos princípios da atividade foi proporcionar uma grande troca de experiência entre acadêmicos e sociedade. Queríamos dialogar com a comunidade, além de divulgar e desenvolver o pensamento crítico”, afirmou Flávia Meziara, membro da Comissão Científica e organizadora do encontro.

Aline Farinelli Menusi, do 6º período do Curso de Ciências Contábeis, destinou suas pesquisas a empreendedores que pensam em investir em uma loja virtual. O trabalho, iniciado em abril deste ano e com previsão de término para fevereiro de 2017, discorre sobre comércio eletrônico – o conhecido e-commerce. Sua proposta visa criar uma base de dados com uma “cesta básica” de produtos mais comuns deste sistema de vendas. “Isso ajudará o atual ou o futuro empresário a identificar o que foi mais procurado, qual a expectativa de compra do consumidor, fornecer promoções e gerir todos os processos”, explicou Aline.

abertura-oficial_encontros-cientificos-1

Semana da Engenharia Civil

Como parte das atividades da SEC (Semana da Engenharia Civil), do Moura Lacerda, realizada de 16 a 19 de novembro, alunos da graduação fizeram apresentações-resumo de pesquisas no evento. André Luiz Mendonça Ribeiro Junior, do 10º período do curso e participante do PIC, discutiu o tema “Contribuição do Google Street View no Gerenciamento de Pavimento Flexível Urbano – Asfalto”. Ele propõe mudanças no método de coleta de dados sobre problemas de manutenção nas ruas de Ribeirão Preto.

“Sugeri a implantação de dois métodos. O primeiro é que as informações sejam colhidas com o uso de drones ou VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados). A segunda opção é acoplar uma câmera a um veículo, como é feito no uso do Google Street View. Essas alternativas trariam melhores diagnósticos, acompanhamento e solução de melhoria”, disse Ribeiro Júnior. A ferramenta do Google é um recurso que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do solo. O trabalho teve orientação do professor Creso Peixoto.

abertura-oficial_encontros-cientificos-1-1

Gerar e difundir conhecimentos

A Comissão Organizadora do encontro deu as boas-vindas aos participantes durante a abertura oficial, realizada no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”, na Sede, na noite de 18 de novembro. A reitora Patrícia Andrade frisou a importância do evento para a instituição de ensino, estudantes e ex-alunos. “Toda a programação foi pensada para gerar e aproveitar o conteúdo que vai além da sala de aula”, disse. O coordenador do Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário, Osmar Rosanese, salientou que as ideias principais da ação foram gerar e difundir conhecimentos. “O próprio nome do evento já é algo que nos motiva. A ciência é uma das grandes contribuições que se pode dar à sociedade”, destacou.

Natalina Sicca, coordenadora do PPGE-M (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado), relembrou a essência de seu trabalho para a educação. “Assumimos a incumbência de ajudar pessoas a desenvolver pesquisas. Por isso, além de docentes, formamos, também, pesquisadores. Para nós, o professor tem que ser um intelectual transformador”, ressaltou.

Os coordenadores das graduações de Pedagogia e Letras, Tadeu Lopes e Naide Iucif, respectivamente, falaram sobre o III Fórum de Educação. “É uma alegria agregar, em um só encontro, os cursos de licenciaturas do Moura Lacerda. Também é ótimo receber ex-alunos, pois nossa casa está sempre aberta para eles”, afirmou Tadeu. “É gratificante participar de um evento no qual a cultura e o conhecimento científico estão à disposição de todos, engrandecendo cada vez mais nossos ideais”, finalizou Naide.

Minicursos

Além da exibição de trabalhos, o evento também ofereceu palestras e oficinas. Vinicius Peixoto, da área de Mídias Digitais da agência Alta, foi o convidado da Publicidade e Propaganda para ministrar o minicurso “Planejamento e Marketing Digital – Introdução aos temas: Monitoramento, Busca Orgânica (SEO) e Busca Paga (AD Words e Face ADS)”. A atividade abriu a série de apresentações de Projetos de Extensão do curso. O tema “Orçamento e Planejamento Tributário para Pessoas Físicas” foi abordado por Murilo Carneiro, professor do Centro Universitário que acaba de lançar um livro sobre o assunto.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo