O Cine Foto Clube de Ribeirão Preto e a Oficina Cultural “Candido Portinari” realizaram, no dia 19 de novembro, o evento “Diálogos da Fotografia Contemporânea”. O encontro reuniu, principalmente, fotógrafos e arquitetos que debateram o resgate da paisagem urbana. Entre os convidados para integrar a mesa redonda estavam Milena Leonel e Ana Clara Queiroz, do projeto “Prédios de São Paulo”, e as arquitetas e professoras do Centro Universitário Moura Lacerda, que apoiou o evento, Ana Lúcia Ferraz e Rita Fantini de Lima.

O debate sobre o tema “A Fotografia e a Cidade: Experiências, Memórias e Processos Criativos na Fotografia Urbana” foi mediado por Cláudio Simonini, integrante do Cine Foto Clube. “É a primeira vez que trazemos para Ribeirão Preto um evento como esse. Nossa intenção foi falar sobre a relação entre a arquitetura e a fotografia, abordando, em especial, os prédios e as estruturas históricas da cidade e sua importância para a comunidade”, afirmou o mediador.

 

Inspiração

 

Idealizado por Matteo Gavazzi, em parceria com os fotógrafos Milena Leonel, Emiliano Hagge e Carolina Mossin, “Prédios de São Paulo” serviu de inspiração para o evento em Ribeirão Preto. “Começamos como uma página no Facebook, na qual as histórias dos edifícios mais emblemáticos da capital paulista eram contadas acompanhadas por imagens que fazíamos dos prédios. Quisemos imprimir uma noção poética ou, podemos até dizer, uma linguagem mais coloquial da fotografia”, disse Milena.

A ideia teve grande repercussão nas redes sociais e, por meio de financiamento coletivo, virou um livro, produzido por Ana Clara Queiroz. “O projeto é inovador e de uma relevância inestimável para São Paulo. Queremos que as pessoas de Ribeirão Preto se inspirem nele de alguma forma, a fim de aprimorarem o olhar sobre o meio urbano e as relações sociais e se aproximarem do patrimônio e da história da cidade”, destacou Denis Santos, coordenador do evento.

 

Redescobrir áreas históricas

 

Na segunda parte do “Diálogos”, os participantes foram convidados a andar, à tarde, pelo Centro de Ribeirão Preto, na região da Baixada, para fotografar, colocar em prática os conceitos discutidos, na manhã, na mesa redonda. O passeio teve início na esquina das avenidas Jerônimo Gonçalves e Francisco Junqueira, em frente ao Memorial das Palmeiras, confluência do córrego Retiro Saudoso com o ribeirão Preto. A caminhada foi encerrada no Mercadão Municipal. “A importância desta ação foi trazer à tona a discussão do patrimônio arquitetônico e cultural, além de ser uma oportunidade de revisitar e redescobrir áreas históricas do município”, ressaltou Ana Lúcia Ferraz.

O arquiteto e fotógrafo André Laprega, ex-aluno do Moura Lacerda, foi participar do evento sem saber que o tema era direcionado para sua área de atuação. “Pensei que abordariam a fotografia contemporânea de forma generalizada e me surpreendi com a coincidência. Um dos meus grandes interesses é, justamente, fotografar patrimônios históricos. Também já estive presente em outras atividades promovidas pela Oficina Cultural “Cândido Portinari” e, mais uma vez, o resultado foi positivo”, disse.

Laprega trouxe consigo o amigo Marcio Nascimento, fotógrafo profissional. Para ele, o passeio pela Baixada de Ribeirão Preto foi uma verdadeira aula sobre a história da cidade. “Faço fotografias para eventos, mas também gosto muito de trabalhos autorais, que remetem à natureza e às cidades. Oportunidades como o minicurso de hoje são ótimas para nos manter atualizados”, finalizou.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-98169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).

E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Snapchat: milagredoverbo