O Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda realizou, no dia 20 de fevereiro, no auditório da Unidade I/Sede, uma Aula Inaugural para celebrar o início do primeiro semestre de 2017. A ação fez parte das atividades de recepção desenvolvida especialmente para os novos alunos da graduação. O encontro, que reuniu calouros e veteranos, trouxe a palestra “Publicidade e entretenimento na era do streaming: Análises acerca do YouTube e da Netflix”, ministrada pela professora Patrícia Cristina de Lima, mestra em Comunicação e Cultura Midiática. Ela abordou as novas tecnologias usadas para transmitir conteúdos via internet.

O principal tópico abordado pela professora foi o conceito de streaming – plataforma que, segundo ela, se popularizou na web. “Trata-se de uma tecnologia de transmissão instantânea de áudio e vídeo por meio de redes. Com ela é possível assistir filmes ou ouvir músicas sem precisar de um download, o que torna mais rápido o acesso aos conteúdos on-line. Os serviços de streaming on demand dão ao usuário o controle do quê, quando e onde assistir”, afirmou.

Para exemplificar as informações, a professora apresentou algumas marcas que fazem uso do streaming, como a Netflix, que cobra uma assinatura mensal e disponibiliza filmes e séries que podem ser vistos em diversos dispositivos e a qualquer momento; a Globo Play, que exibe programas da emissora, novelas, partidas de futebol e telejornais, além de conteúdos exclusivos; o YouTube, site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários por meio da internet; entre outras.

Patrícia Lima também comentou as diferenças entre os termos crossmedia e transmedia. O primeiro significa “cruzar” a mídia, ou seja, levar a mensagem para vários meios. O objetivo básico é que uma pessoa possa acessar o mesmo conteúdo de diversas formas. Já o segundo busca outros horizontes. Na prática, significa que as diferentes mídias transmitirão distintas mensagens, mas de forma que se complementem. “O conhecimento de todas essas novas plataformas e ferramentas é necessário para o novo profissional entender como está o mercado atual”, concluiu a palestrante.

 

APP Estudantil

O evento também contou com a presença do professor Eduardo Soares, membro da diretoria da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), unidade de Ribeirão Preto, e presidente da APP Estudantil. Em um bate-papo descontraído, ele explicou os objetivos da associação e apresentou os festivais e as ações promovidos ao longo do ano. “É muito importante que o estudante tenha relação com uma entidade que faça a ponte entre o mercado de trabalho e a universidade. Nossos objetivos são reconhecer, qualificar e aprimorar os profissionais de propaganda, além de criar mecanismos de fomento para o mercado de comunicação e marketing”, afirmou Soares.

Os dois assuntos abordados pela Aula Inaugural chamaram a atenção dos participantes. Carolina Gallo destacou os temas escolhidos pelos convidados. “Eles trouxeram exemplos bastante atuais e que estão presentes em nosso dia a dia, como é o caso do uso constante do celular, da Netflix e do Youtube”, salientou a estudante, que ingressou no curso este ano. Paola Souza, outra caloura, ficou encantada com os vídeos exibidos durante as palestras. “Acredito que a aula fica ainda mais dinâmica quando há um conteúdo visual”, afirmou. Soraya Salomão ressaltou as informações sobre a APP. “Eu não conhecia o trabalho da associação. Fiquei interessada e animada para participar”, concluiu a nova aluna.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3911-6828 | (16) 3443-3443 | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo