IMG_7856

O professor doutor Marcus Vinícius da Cunha, docente da USP (Universidade de São Paulo) que integra a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, ministrou, no dia 3 de setembro, a aula magna que marcou o início do segundo semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda. Para uma plateia formada também por alunos dos cursos de Pedagogia e Letras, o especialista apresentou “Reflexões sobre o livro ‘Democracia e Educação’, de John Dewey”, que está comemorando 100 anos de sua primeira publicação, em 2016, e trouxe à tona um tema atual. “A natureza de nossa sociedade é a transformação, ligada diretamente à democracia. Por isso, é importante entender o importante papel do autor norte-americano na construção das bases do que se leciona hoje”, afirmou.

Depois de apresentar a biografia de Dewey e um resumo sobre o início de sua trajetória, Cunha demonstrou a necessidade de se observar o legado do escritor também sob a ótica filosófica. “O livro ‘Democracia e Educação’ foi um grande marco na carreira desse autor, desenvolvida principalmente na Universidade de Chicago. Sua obra é baseada, sobretudo, nas relações entre a filosofia e a educação, permeada por questões como a ética e a democracia como princípios de atuação e participação social, no desenvolvimento das próprias democracias nacionais. Ambas deveriam ser construídas e apreendias na escola, como parte do processo educativo, para depois, serem socialmente exercidas”, disse.

Após ouvir perguntas e considerações dos participantes, o palestrante encerrou agradecendo à organização pela oportunidade. “É gratificante trocar experiências com estudantes de outras instituições de ensino superior, além daquela em que se atua, pois as correntes de pensamento são diversas e adicionam conteúdo à nossa bagagem”, explicou. A professora Natalina Sicca, coordenadora do Programa de Mestrado, aprovou o tema estudado. “Vivemos uma época de ânimos exaltados politicamente, e entender esse processo, também do ponto de vista educacional, é um desafio que deve ser levado a sério por todos, dentro e fora de sala de aula”, completou.

IMG_7823

Ontem e hoje

Eliane Massaro, que cursa a 2ª etapa de Pedagogia, participou da aula magna e destacou o didatismo do professor doutor Marcus Vinícius da Cunha. “Ele envolveu a plateia ao comparar, de modo detalhado, as nuances do que John Dewey escreveu há quase um século com situações cotidianas vividas atualmente. O autor, de fato, foi um visionário e inovador, refletindo em como as bases educacionais se sustentam até hoje. Essa troca de conhecimentos entre faculdades, oferecida pelo Moura Lacerda, é a chave para um curso cada vez mais completo”, concluiu.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Uelinton Costa (16 – 9-9327-9316) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: uelinton.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: uelinton.c