35° Desfile do Projeto Integrado do Curso de Moda do Moura Lacerda reuniu de peças all size a calçados para drags e trans

Coordenadora, marcas e professores celebram o
35° Desfile do Projeto Integrado do Curso de Moda do Moura Lacerda


            Formandos e formandas do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), realizaram, no dia 24 de novembro, o lançamento de suas coleções experimentais, criadas ao longo de 2022 como requisito para a conclusão da graduação. Foram apresentadas peças e seus diferenciais, como o uso do tecido moletom e moletinho para maior conforto e versatilidade, além de uma marca voltada, exclusivamente, ao setor calçadista, com produtos focados no público drag queen, transexuale crossdresser.

            “O projeto é esperado, todos os anos, por alunos, professores, coordenadores, famílias, amigos e profissionais da área. Ele marca a transição da universidade para a introdução dos estudantes no mercado de trabalho. As marcas Letom e Yukê, cada uma com conceitos e públicos diferentes, foram as protagonistas da noite”, ressalta Juliana Bononi, coordenadora do Curso de Moda do Moura Lacerda. O 35° Desfile do Projeto Integrado aconteceu no Garden Village.

Marcas e coleções

            Representante da Letom, Thifany Victória diz que a coleção “Danxia: o poder das cores” foi inspirada nas montanhas arco-íris da China e produzida com tecidos em moletom e moletinho, que possibilitaram peças ideais para serem usadas em qualquer ocasião. “Nós queremos preencher essa carência no mercado de moda confortável, além de buscarmos quebrar esse conceito de que o moletom é uma roupa usada somente em casa”, salienta. Além da Thifany Victória, a marca foi idealizada e construída pelos alunos Yasmin Xavier, Júlia Escobar, Tainá Carneiro, Camila Galassi e Ramon Costa.


Coleção Danxia representa o poder das cores, inspirada nas montanhas arco-íris da China.

            Inspirada em bordão da cantora Pabllo Vittar, a Yukê apresentou a coleção “Grita”, trabalhando uma linha de calçados com numeração estendida do 36 ao 44. “Nós customizamos sapatos para drag queens, crossdressers e transexuais. Notamos essa lacuna no mercado, principalmente quando falamos em números maiores, e trabalhamos para apresentar peças bonitas, adornadas, ousadas e sofisticadas para as pessoas que estão fora do que é considerado ‘padrão’ pela sociedade”, explica Carolina Marçal, representante da marca. Seus colegas de sala e parceiros na marca são Arieli Pelegrino, Laura Parizi, Gustavo Cerqueira e Rayssa Freitas.

Coleção GRITA foi inspirada no Club Kids, um grupo de jovens personalidades de clubes de dança de Nova York, popularizados por Michael Alig, James St.

Projeto Integrado

            “O Projeto Integrado é uma atividade que reúne todas as disciplinas que os alunos estudaram ao longo do curso todo. O trabalho consiste em abrir uma empresa fictícia, fazendo desde a pesquisa de mercado até o lançamento da coleção em um desfile de moda. Esse também é um momento no qual os estudantes aprendem a conviver com as diferenças de cada um, a respeitar os limites e trabalhar em equipe”, ressalta Juliana Bononi.

Professores do Curso de Moda: André Mellini (Custos de Moda), Leda Braga (coordenadora do Projeto Integrado), Érico Andrade (Fotografia e Lançamento de Coleção de Moda), Cheyenne Frajuca (Planejamento), Juliana Bononi (coordenadora do Curso de Moda) e Carla Petenusci (Negócios de Moda)

            “Saber ouvir a nova geração é muito importante. Na medida em que o tempo passa observamos que os jovens vêm com demandas novas que nós não podemos ignorar. Tudo faz parte do mercado da moda. Para quem tem criatividade e disciplina para viabilizar os projetos o céu é o limite. A cada ano ele se mostra mais dinâmico, apresentando coleções umas mais diferentes das outras”, conclui a professora Leda Braga, coordenadora do Projeto Integrado.

Marcas protagonistas da noite celebram com um brinde.

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