Foram cinco dias repletos de palestras, mesas redondas e oficinas – assim aconteceu a 19ª Semana da Comunicação do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP). O tema escolhido para guiar as discussões foi “Consumidores do Século XXI: Desafios e Tendências”. Diversos especialistas no assunto compartilharam seus conhecimentos com a plateia, composta por alunos dos cursos de PP (Publicidade e Propaganda) e Tecnológicos. A programação do evento também contou com uma Noite Cultural, na qual estudantes e convidados puderam demonstrar seus talentos e ganhar brindes. As atividades ocorreram, entre os dias 8 e 12 de maio, na Unidade I/Sede e na Biblioteca Central “Josefina de Souza Lacerda”.

Com o tema “Consumo consciente sob a perspectiva da Agenda Internacional para o Desenvolvimento Sustentável”, a professora doutora Adriana Cristina Caldana, coordenadora do Escritório de Sustentabilidade da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), abriu o ciclo de palestras. Em seguida, a professora Maíra Gregolin, doutora em Artes Visuais, fez sua apresentação com base na seguinte pergunta: “Como as tecnologias da informação e comunicação estão transformando o novo leitor do conteúdo interativo?”.

Founder Institute, Raccoon e Hippo Drs.

A segunda noite contou com a participação do engenheiro eletricista Clayton Guimarães. Empreendedor desde 2005, ele participou, durante dois anos, de um programa de aceleração de startups no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Em 2016, trouxe para Ribeirão Preto o Founder Institute, programa de capacitação que ajuda jovens a estruturar suas ideias e projetos para se transformarem em startups promissoras e duradouras. Marcelo Maia, que atua como gerente Comercial da Raccoon Marketing Digital, explicou o conceito de “funil de conversão”. O modelo teórico mostra como o cliente interage com a sua marca e chega ao objetivo final – por exemplo, a compra do seu produto. Por fim, os alunos assistiram a apresentação de Raulo Ferraz, fundador e CEO da Hippo Drs – uma startup de serviços médicos que atua na humanização da saúde, por meio de consultas agendadas com agilidade e preço justo tanto para paciente, como para médicos.

Murilo Savegnago, gerente de Marketing do Grupo Savegnago, rede de supermercados, fechou o terceiro e último dia de palestras. Ele falou sobre as ações desenvolvidas pela empresa, como E-commerce, Redes Sociais, Programa de Fidelidade, entre outras. Quem também esteve presente ao evento foi o professor Vinicius Moraes Peixoto, coordenador de Mídia Digital na Alta Comunicazione, agência de Publicidade e Propaganda de Ribeirão Preto. O convidado ministrou, em dois dias, para alunos de PP e Tecnológicos, as oficinas “Marketing Digital” e  “Google Marketing focado no mercado: 7 ferramentas indispensáveis”.

Noite de espetáculos

Durante a Noite Cultural da 19ª Semana da Comunicação os participantes conheceram os vencedores do Concurso Cultural de Criação das Logomarcas de Publicidade e Propaganda e dos Cursos Tecnológicos. Ana Magnólia Ferreira e Danilo Sousa Beloti, ambos do 7º período de PP, foram os vencedores. “Para mim foi uma grande conquista. Saber que confiam e gostam do meu trabalho me motiva a produzir mais e mais”, disse Beloti. Com um violão na mãos, Filipe Marcon, do 3º período de Logística, animou o público cantando músicas do gênero sertanejo. “Foi uma experiência nova e muito especial”, ressaltou. Depois da apresentação solo, ele se juntou a Linne Bomfim, ex-aluna de Pedagogia do Moura Lacerda, para mais um show.

Cada dia de atividades da 19ª Semana da Comunicação foi organizado por uma agência experimental, formada por estudantes do 5º período. Laís Samara e Mateus Palmeira, membros da Where?, estavam contentes com os resultados. “Foi preciso muito esforço, mas foi gratificante saber que tudo deu certo. Também foi um momento único de aprendizagem, pois enfrentamos desafios e, juntos, pensamos em como resolvê-los”, afirmou Laís Samara. Para Carmen Justo, coordenadora de PP, o balanço também foi positivo. “O evento é uma ação tradicional do calendário acadêmico, promovido para enriquecer os conhecimentos dos graduandos e para possibilitar um contato prático com o mercado de trabalho. Já a ação cultural é um momento de descontração e união dos alunos”, concluiu.

 

 

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