Professor Pablo Elias e alunos do Curso de Educação Física aplicaram testes de potência de membros superiores e inferiores, Índice de Massa Corpórea e Relação Cintura-Quadril

            O Curso de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), marcou presença efetiva na 16ª edição da Maratona 100 Km Canaviais, em São Simão (SP), neste domingo (30/06). Das 10 às 15 horas, nas barracas infláveis montadas no grid de largada/chegada, na Estação Rodoviária da cidade, o professor Pablo Elias e alunos do 7º período da Graduação deram orientações e fizeram testes com foco em saúde e qualidade de vida da população.

            Os testes de potência de membros superiores e inferiores aplicados pelos alunos são utilizados para avaliar aspectos físicos. Os de IMC (Índice de Massa Corpórea) e RCQ (Relação Cintura-Quadril) são para avaliar a qualidade de vida. Os resultados podem indicar, por exemplo, necessidades de prevenção a doenças cardiovasculares. O Curso de Educação Física teve apoio dos setores de Comunicação e Eventos do Centro Universitário.

            Os estudantes que atuaram na atividade em São Simão foram Luiza Leão, Marcelo Thomaz, Samuel Vieira e Diogo Morandini. Atleta amador de ciclismo, o professor Marcelo Brandão, do Curso de Administração do Centro Universitário, também participou da Maratona 100 Km Canaviais. Ele esteve nas barracas do Moura Lacerda no grid de largada/chegada.

Testes podem ser aplicados em academias

            Samuel Vieira tem 28 anos e está indo para o 8º e último período do Curso de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda. Segundo o estudante, atividades como as desenvolvidas nas barracas infláveis na Maratona 100Km Canaviais, que unem o conhecimento da sala de aula à prática cotidiana, tornam-se fundamentais ao agregarem mais valor à formação universitária.

            “Os testes que aplicamos em São Simão podem, por exemplo, ser feitos em academias, como uma ferramenta adicional no atendimento e nas propostas de exercícios físicos dos alunos. Saímos do ciclo teórico para o prático com o apoio e a orientação de professor especialista”, afirmou Vieira. Faixa preta em boxe chinês, o estudante dá aulas da modalidade nas academias Top Fusion e RP Fitness.

Indicadores de qualidade de vida

            O professor Pablo Elias reforçou o posicionamento de seu aluno. Ele salientou a importância dos testes indicadores de qualidade de vida oferecidos à comunidade presente ao evento e disse que a atividade externa, com experiências práticas, auxilia a formação dos futuros profissionais de Educação Física.

            Moradora de Cravinhos, a ciclista Cecília Vieira Lance, de 17 anos, esteve nas barracas do Moura Lacerda e fez todos os testes. Segundo ela, os resultados com os estudantes de Educação Física foram muito próximos daqueles que obtém em academias. “Eles são eficazes para avaliações de desempenho”, disse. Cecília Lance é bicampeã brasileira e paulista de CRI (Contra o Relógio Individual), bicampeã da Prova 1º de Maio de Ciclismo e tricampeã Paulista de Resistência.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16)   3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055

Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo