A inclusão escolar de pessoas com deficiências no Brasil é a resposta para uma situação que coibia o pleno desenvolvimento destes cidadãos. Prova disso é a mudança no sistema de ensino do país, que passou a unir dois tipos de serviços oferecidos, separadamente, até o início do século 21: a escola regular e a especial. O processo deu origem à Educação Inclusiva, que transforma o ambiente em um espaço para todos. No entanto, para fazer isso de verdade e garantir a aprendizagem de todos é preciso fortalecer a formação de professores e gestores. Para os interessados nesta área, o Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, está com vagas abertas para o Curso de Atualização Profissional em Educação Inclusiva. As aulas serão quinzenais, sempre aos sábados, com carga de 180 horas, das 8 às 17 horas. O início será no dia 6 de maio.

A atividade integra o Programa de Cursos de Atualização Profissional do Centro Universitário. Com pequena duração, ela não caracteriza uma pós-graduação, mas amplia as oportunidades de aprendizado. Por esse motivo é aberta a alunos, ex-alunos e toda a sociedade – pessoas com curso superior ou não. Ao final o estudante recebe um certificado de conclusão. O público pode ser composto, por exemplo, por professores, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, colaboradores e gestores de escolas – como coordenadores e diretores –, e profissionais de outras áreas do conhecimento. A ficha de inscrição e outras informações poderão ser encontradas no site www.mouralacerda.edu.br. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 2101-1010.

Objetivos específicos

O Curso de Atualização Profissional em Educação Inclusiva do Moura Lacerda tem como objetivo preparar o aluno com as técnicas e os conceitos primordiais para o trabalho com pessoas com deficiência no novo plano educacional, abordando a educação de forma criativa, colaborativa e com responsabilidade social. Segundo Carla Damasceno, professora e coordenadora do curso, as aulas serão dedicadas às competências e às habilidades necessárias para se lidar com os desafios dos novos tempos. “O ensino e a aprendizagem alcançaram dimensões significativas. Nessa relação, encontramos duas barreiras: a falta de conhecimento da legislação vigente e a necessidade de capacitação de pessoas ligadas à área. Queremos instruir esses profissionais e fornecer a eles novos saberes e ferramentas, práticas e significações constantes deste público tão específico”, afirma.

Os módulos que compõem o curso abordarão as deficiências física, visual, auditiva, intelectual, múltiplas e psicossociais. “Falaremos sobre definições, características e diagnósticos, processos de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas, adaptações curriculares, entre outras. A Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, e a acessibilidade também serão pautas”, salienta a coordenadora. As disciplinas discutirão, ainda, a Evolução Histórica da Deficiência até o Século 21, a História da Educação Inclusiva no Brasil, as Políticas de Formação de Professores e o Profissional de Apoio Escolar, Inclusão x Integração, Identidade x Diferença, Terminologias e as Altas Habilidades/Superdotação.

Nova legislação

Carla Damasceno destaca o módulo que será dedicado à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que entrou em vigor em janeiro de 2016. A nova regra garante às pessoas especiais condições de acesso à educação e à saúde e prevê punições para atos discriminatórios. “Por se tratar de uma nova legislação, muitos ainda não têm conhecimento. Discutiremos as regras e as orientações trazidas pela norma, que busca assegurar a promoção dos direitos e liberdades dos deficientes, garantindo a eles inclusão social e cidadania”, finalizou.

A coordenadora do curso de atualização profissional é pedagoga, mestre em Educação e pós-graduada em Educação Inclusiva – nesta última, são mais de 10 anos de experiência. Possui especialização em Sexualidade das Pessoas com Deficiência, em Neuropsicopedagogia e em Libras. É professora no Ensino Superior e em pós-graduação e atua como palestrante e consultora para contratação, sensibilização e ambientação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

 

 

 

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