O Curso de Atualização Profissional em Educação Inclusiva do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), promoveu, no dia 27 de maio, um encontro entre seus alunos – que inclui docentes, futuros professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento – e estudantes das redes de ensino pública e privada que possuem algum tipo de deficiência: física, intelectual, visual ou auditiva. A Roda de Conversa, como foi chamada a atividade, também contou com a presença de pais e responsáveis. Os participantes discutiram sobre o dia a dia das pessoas com necessidades especiais, abordando temas como procedimentos realizados na escola, inclusão social e pretensões no mercado de trabalho.

Segundo Carla Damasceno, coordenadora do curso, a dinâmica emocionou os participantes. “Foi uma vivência bastante produtiva. Como buscamos oferecer uma formação que possibilite a atuação competente e responsável de educadores em sala de aula, é importante conhecermos o ponto de vista dos familiares e dos próprios estudantes com deficiência. Isso possibilita que o processo de aprendizagem seja ainda mais eficaz”, disse.

De acordo com o conteúdo programático do Curso de Atualização Profissional, os alunos estudaram uma diversidade de teorias, como, por exemplo, a História da Educação Inclusiva no Brasil, as Políticas de Formação de Professores e as Particularidades da Deficiência. “Com a Roda de Conversa, as disciplinas puderam ser exemplificadas e o conhecimento, enriquecido e ampliado”, concluiu a coordenadora.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo