Coordenadora Carmen Justo e o aluno Thales Bartholomeu apresentam suas pesquisas em evento que é referência por discutir, de forma multidisciplinar, temas importantes da área

A coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), Carmen Justo, e o aluno Thales Bartholomeu, do 6º período, participam, nos dias 10 e 11 de outubro, do “Comunicon 2018 – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo”, realizado a cada dois anos pelo Programa de Pós-Graduação em Consumo da ESPM. O evento é referência na área por discutir, de forma multidisciplinar, temas como Comunicação, Consumo, Marketing e Publicidade e Propaganda.

A pesquisa “O uso do BigData e de algoritmo nas eleições”, do estudante, está sob a orientação do professor Silas Nogueira, que integra o PIC (Programa de Iniciação Científica) do Moura Lacerda. O trabalho foi desenvolvido junto ao Projeto de Extensão Núcleo de Estudos em Comunicação e Cultura (Mídia, Cidadania, Ecologia e Questões Étnicas), do Curso de Publicidade e Propaganda, coordenado por Nogueira.

O trabalho “Publicidade, Inclusão e Acessibilidade: interlocuções no campo da comunicação publicitária” será apresentado por Carmen Justo como resultado parcial das atividades desenvolvidas através da participação nos Núcleos de Pesquisa do Moura Lacerda – Nieped (Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade), Nuace (Núcleo de Acessibilidade) e NDH (Núcleo de Desenvolvimento Humano) –, trazendo às discussões novos “olhares” para a comunicação publicitária.

“Nosso curso, embora seja voltado para preparar profissionais para atuar junto ao mercado, também tem um forte investimento em pesquisa acadêmica. Acreditamos no fortalecimento deste diálogo entre a universidade e o mercado, no desenvolvimento da pesquisa para a produção de conhecimento relevante, que possa contribuir para melhorar a qualidade da Publicidade, da Propaganda e da Comunicação em geral”, analisa Carmen Justo.

Ética e Legislação

 

O trabalho integra, também, as atividades da disciplina “Ética e Legislação em Comunicação”, do Curso de Publicidade e Propaganda, que tem à frente a própria Carmen Justo. “Ao utilizar em campanhas publicitárias modelos que são de diferentes gêneros e etnias, por exemplo, as marcas cumprem a legislação vigente e o seu papel social”, afirma.

Além disso, o trabalho resulta, também, na realização, há sete anos, do evento “Os Direitos do Consumidor e a Publicidade”, que tem como principal objetivo comemorar o “Dia do Consumidor”. A atividade acontece na instituição e envolve vários cursos, discutindo temas relevantes para a área do Direito do Consumidor e das práticas legais em relação à comunicação publicitária.

 

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