moura-lacerda_ecocine-bate-papo-retroq-4
A 12ª Semana de Responsabilidade Social do Centro Universitário Moura Lacerda ajudou dezenas de pessoas e mobilizou diversas outras a fazerem o bem ao próximo. A ação, que integra uma campanha nacional desenvolvida pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), aconteceu entre os dias 12 e 18 de setembro. As graduações de Direito e PP (Publicidade e Propaganda) promoveram um debate sobre os desafios que terão de ser enfrentados pela próxima gestão pública de Ribeirão Preto. Alunos de Educação Física organizaram uma Corrida Solidária. Já os estudantes de Moda e dos Cursos Tecnológicos, Economia e Relações Internacionais arrecadaram roupas e fraldas geriátricas, que foram doadas para pessoas carentes.

img_8084

A III Corrida Solidária do Moura Lacerda reuniu cerca de 250 pessoas na Unidade II/Campus na manhã do dia 18 de setembro. A ação angariou 790 litros de leite para os projetos sociais da ONG (Organização Não-Governamental) Mãos Estendidas, que trabalha com crianças carentes do bairro Monte Alegre, de Ribeirão Preto. O evento teve organização do 6º período de Educação Física/Bacharelado, com orientação do professor Pablo Elias e a participação da equipe de Comunicação do Centro Universitário. O 1º lugar do pódio ficou com o microempresário Luís Fernando Medeiros, de 31 anos, da equipe Brodowski Runners. O 2º colocado foi o carteiro José de Fátima Ferreira dos Santos, de 40 anos.

moura-lacerda_debate-pp-direito-7

Mesa-redonda

As pautas do debate – que também contou com a participação de alunos de Pedagogia – foram Educação, Cultura, Cidadania, Direitos Humanos e Políticas Públicas. A mesa foi composta pelo economista Daniel Belíssimo, o historiador Jonas Paschoalik, a pedagoga Michele Costa e as advogadas Regina Celli e Flávia Meziara, que também atua como coordenadora do NDH (Núcleo de Direitos Humanos) do Moura Lacerda.

Segundo Carmen Justo, coordenadora do Curso de PP, o objetivo da atividade foi contribuir para a reflexão crítica sobre políticas públicas, cidadania e direitos humanos. “A proposta da mesa-redonda, no contexto da Semana de Responsabilidade Social, ressalta que o exercício da cidadania se dá, também, por meio das discussões em torno de temas que fazem parte do dia a dia do nosso município”, disse.

Maicon Rodrigo Silva, do 2º período de PP, elogiou a escolha da composição da mesa. “Os profissionais são muito bons e trouxeram um conteúdo completo. As dúvidas que surgiam eram sistematicamente sanadas durante as falas seguintes dos participantes. Fico feliz que as pessoas estejam se despertando para discutir mais sobre política e me sinto privilegiado por ter participado desse debate”, ressaltou. Flávio Glette, do 4º período de Direito, também aproveitou bem a atividade. “O bate-papo foi importante para conscientizar o cidadão sobre temas pertinentes em nossa cidade. Espero que os envolvidos aqui multipliquem o que foi aprendido e que não percam a esperança de uma sociedade melhor”, finalizou.

Entrega emocionada

As 1.400 unidades de fraldas geriátricas arrecadadas pelos alunos foram doadas para a Casa Pia de São Vicente de Paulo, instituição filantrópica sem fins lucrativos, localizada em Sertãozinho, que acolhe idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diversos graus de dependência. A entrega, que aconteceu na Sede do Moura Lacerda, no dia 12 de setembro, contou com a presença do presidente da entidade, Roberto Fessini, e dos aposentados Vicente Bento Bezerra e Pedro Gonçalves Dias, moradores da casa.

moura-lacerda_arrecadacao-fraldas-geriatricas-1
Adriano Litcanov, coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão (Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial), conta que conhece a entidade há algum tempo, pois reside em Sertãozinho. “O trabalho da instituição é admirável. Vi na ação a oportunidade de ajudar e, felizmente, todos abraçaram a causa”, disse. José Ferreira, coordenador dos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação, também estava comovido com a atitude. “O ato solidário tinha de ser algo contínuo. Receber os beneficiados aqui hoje é ainda mais estimulante, pois temos muito o que aprender com as experiências de cada um”, afirmou.

Alex Fernandes, aluno do 4º período de Marketing, se surpreendeu com a quantidade arrecadada. “Foi muito bom ver as pessoas comprometidas com a doação. No curso, recebemos o conhecimento e não há nada melhor do que retribuir esse ganho ajudando quem precisa”, salientou.

moura-lacerda_doacao-roupas-1

Moda de rua

O Curso de Moda colocou em prática na Semana de Responsabilidade Social dois projetos da graduação. O EcoCine, realizado no dia 12 de setembro, trouxe as empresárias Marina Pereira e Lailah Cury – sócias do ateliê Retroq – e Carolina Frítoli, ex-aluna do Moura Lacerda. Elas apresentaram vídeos e promoveram um bate-papo cujas temáticas foram sustentabilidade e ecologia no segmento. Processos industriais, mão-de-obra barata e consumo excessivo foram algumas pautas abordadas.

Já no dia 21, as estudantes, acompanhadas da coordenadora do curso, Leda Braga, realizaram a 1ª edição do projeto “Moda de Rua”. Elas foram até o Centro de Ribeirão Preto e montaram uma “loja” em frente ao Terminal Rodoviário. Dezenas de moradores de rua se beneficiaram com as peças doadas. Mikaela Alves, do 6º período, ficou feliz com o resultado da campanha e já espera pela próxima oportunidade. “É muito bom ver essa alegria no rosto das pessoas ao escolherem uma roupa”, disse.

Quem passou pelo local também ficou admirado com a iniciativa do Centro Universitário. Como é o caso do cabeleireiro Leandro César, que parabenizou todas as alunas que entregavam as peças. “É muito bonito ver jovens se preocupando com a sociedade. Esse ato pode incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, concluiu.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo