Estudantes e professores dos cursos de Direito, Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda participaram, no dia 27 de agosto, em Sertãozinho, e 3 de setembro, em Ribeirão Preto, do Viva Comunidade. A ação social, promovida pelas concessionárias Autovias e Vianorte (ambas do Grupo Arteris), ofereceu serviços gratuitos em diversas áreas a mais de 4.300 pessoas. Os representantes da instituição de ensino disponibilizaram atendimento jurídico gratuito, divertiram as crianças com jogos educativos e animaram quem esteve presente com uma aula especial de zumba, dança que combina música com séries de exercícios físicos.
O auxiliar de Serviços Gerais Rafael Pedro do Carmo levou o filho Claudinei, de 10 anos, para participar do Viva Comunidade. Depois de cortar o cabelo, o pequeno permaneceu por quase 30 minutos interagindo com as estudantes de Pedagogia do Moura Lacerda. “Fiquei muito satisfeito com a atenção e o cuidado que as alunas investiram, ensinando todo o passo a passo dos jogos e fazendo com que ele se integrasse às outras crianças, de diferentes idades. Ao participar de ações como essa, a instituição confirma seu perfil social e que investe no papel transformador de seus alunos”, disse.
Dois lados
Aluna de Pedagogia do Centro Universitário e moradora do complexo Ribeirão Verde – bairro onde foi realizada a ação no dia 3 de setembro –, Ivanilde Ribeiro Rodrigues teve dois papéis no Viva Comunidade. Ela fez parte do grupo que cuidava da interação entre as crianças com brincadeiras e jogos educativos, mas também levou seu filho Luciano, de 6 anos, para participar do evento. “Eu estou vendo os dois lados dessa ação, como voluntária e moradora. Acredito que atividades como essa fazem muita diferença na vida das pessoas, pois proporcionam serviços, educação e cultura para quem participa”, disse.
Tadeu Lopes, coordenador do curso, ressaltou a importância do evento no aprendizado dos alunos. “Eles aprendem a lidar com a realidade, como organizar o espaço, o tempo e a divisão das tarefas. Muitos deles trabalharão com esse público, desta faixa etária [entre 6 e 10 anos], logo depois de formados”, afirmou. O professor César Clemente também observou o comportamento dos estudantes durante a ação. “É interessante ver, por exemplo, como uma aluna que é quieta e introvertida em sala de aula vira uma líder em situações como essa”, destacou.
Orientações jurídicas
Advogados, secretárias e estagiários formaram a equipe responsável por oferecer orientações jurídicas aos visitantes do Viva Comunidade. As pessoas que conversaram com os especialistas nos dois dias de evento tiraram dúvidas sobre os mais diversos assuntos, desde previdência social até busca por medicamentos na rede pública de saúde. Porém, o assunto mais falado, segundo os voluntários do Moura Lacerda, foi direito de família, envolvendo divórcio, reconhecimento de paternidade, entre outros temas.
Aluno do 7º período de Direito, Aparecido Júlio participou do Viva Comunidade pela primeira vez. Ele foi voluntário no primeiro dia da ação social, que aconteceu no Complexo Esportivo “Selma Regina de Oliveira Mendes”, em Sertãozinho. “Poder conversar com as pessoas em atividades como essa acrescenta muito à formação acadêmica, porque é possível utilizar as ferramentas do curso em uma situação real. A teoria ganha mais forma”, explicou. Iara Marini Raymo, da 3ª etapa de Pedagogia, também aprovou a interação. “Conheci muitas histórias, vi sorrisos de crianças para quem a sua companhia e uma boa história bastam. Foi uma realização pessoal”, disse.
Agitação
A aula especial de Zumba que a turma de Educação Física preparou para o Viva Comunidade reuniu de crianças a idosos na área externa do Complexo Esportivo. Uma das técnicas para atrair a atenção dos participantes foi incluir músicas atuais e agitadas. “É fundamental oferecer aos graduandos a oportunidade de praticar o que é visto em sala de aula, bem como utilizar o conhecimento para o bem social. Desse modo, todos se beneficiam”, concluiu a coordenadora do curso, Irana Junqueira.
Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Uelinton Costa (16 – 9-9327-9316) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: uelinton.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: uelinton.c