Graduandos e alunos do Ensino Médio participaram da 8ª Caminhada pela Conscientização do Autismo

O estande do Centro Universitário Moura Lacerda na 8ª edição da Caminhada pela Conscientização do Autismo atraiu diversos participantes. Por meio de atividades lúdicas, o espaço abordou os diferentes e possíveis processos de educação de crianças com a síndrome. Para Sara Liliane, mãe e cuidadora do Augusto, que se encontra no espectro autista, ações como essa são importantes para a sensibilização social. “Elas agem como ferramentas para a sociedade conhecer as nossas histórias, os nossos filhos. É sempre válido lembrar que eles podem participar de tudo, podem ser o que quiserem. Isso é inclusão”, diz. O evento aconteceu no dia 8 de abril, no Parque Dr. Luis Carlos Raya. 
 

Celso Petinice, pai do Sérgio, diagnosticado com autismo, avalia a caminhada como uma ótima oportunidade para todos os envolvidos. “Sabemos que o autista vive no mundo particular dele. Esses eventos são importantes para integrar e trazê-los para a sociedade”, diz. Além de oferecer oficinas e atividades lúdicas e inclusivas, o estande montado pelo Moura Lacerda, em parceria com o Museu da Casa da Memória Italiana, também arrecadou litros de leite que serão doados para entidades assistenciais de Ribeirão Preto.

Pela primeira vez, o Moura Lacerda convidou alunos do Ensino Médio para participarem da Caminhada pela Conscientização do Autismo, além dos universitários que já garantiam a presença na ação desde as edições anteriores. Para Giovanna Contin, estudante de Pedagogia, as pessoas não têm muito conhecimento sobre a causa, por isso, é importante que participem e ajudem. “O evento proporciona um acolhimento e uma visibilidade para uma parte da população, que, geralmente, se sente excluída. Elas devem entender que são importantes e integram a nossa sociedade também, e que não é por causa das diferenças que não fazem parte do todo”, afirma. 

Parceria estendida 

Além da ação solidária durante a 8ª edição da Caminhada pela Conscientização do Autismo, a parceria entre Museu da Casa da Memória Italiana e o Moura Lacerda disponibiliza diversas oportunidades de estágio para os universitários. Henrique Franchi, aluno diagnosticado com autismo, graduado em Letras e estudante de Pedagogia, aprova a colaboração entre as instituições. “Achei muito legal e será importante para desenvolver a cultura em Ribeirão Preto”, diz. 
 

Alice Fonseca, professora do Moura Lacerda e gestora do museu, diz que a parceria possibilita o desenvolvimento de uma capacitação no campo da museologia junto à educação. “Com isso, abrimos mais um campo de trabalho, que poderá ser explorado pelo pedagogo ou por outras áreas de licenciatura”, finaliza. 

MDOV  Comunicação  e  Marketing Digital 
Atendimentos: Bruno Dal Ava (16) 9-9244-5773 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326 
E-mails: redacao2@milagredoverbo.com.br   e   fernando.bueno@milagredoverbo.com.br 
Site: www.milagredoverbo.com.br    |    Facebook: milagredoverbocomunicacao 
Twitter: @milagredoverbo    |    Instagram: @milagredoverbo