Evento trouxe muita produção de conhecimento, troca de experiências e debates, que proporcionaram desenvolvimentos acadêmico e científico, permitindo a vivência da essência da universidade

O Centro Universitário Moura Lacerda realizou, no dia 9 de novembro, o “IV Diálogos – Encontro Científico”. A atividade reuniu os principais eventos acadêmicos da instituição: “XIV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Educação”, “XVII Simpósio Científico da Pós-Graduação” e “V Simpósio de Extensão Universitária”. Foram mais de 200 trabalhos apresentados, entre Artigos, Monografias, Projetos de Pesquisa e de Extensão, Iniciação Científica e Relatos de Experiência.

            Todas as atividades acadêmicas são orientadas por especialistas, mestres e doutores, que acompanharam os alunos no desenvolvimento dos trabalhos. De acordo com Anderson Romanello, pró-reitor Acadêmico do Moura Lacerda, o “Diálogos” mostra a força da produção do conhecimento na instituição nos últimos quatros anos e isso se deve, sobretudo, à construção de uma rede de pesquisa interna.

            “O Nieped (Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade) cumpre seu papel de fomentar e fortalecer o diálogo entre os diversos cursos de graduação, extensão e pós-graduação, permitindo que nossos trabalhos ganhem reconhecimento e incentivo. É o caso de uma das mais importantes pesquisas já realizadas no Moura Lacerda – “História, Memória e Cegueira: Contribuições da Escola para Cegos ‘Hellen Keller’ de Ribeirão Preto (1954-1990) à Educação”, contou Romanello.

            De acordo com o pró-reitor, este projeto une coordenadores, professores e estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Letras, Tecnologia em Gestão da Informação (TI) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e do PPGE-Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado) e recebe, atualmente, apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

            Na palestra de abertura do “Diálogos”, os professores Túlio Calixto, de TI e ADS; Daniela Leal, do PPGE e presidente do Nieped; e Carmen Justo, coordenadora de Publicidade e Propaganda, apresentaram os principais aspectos deste projeto.

Pesquisa de qualidade

            Adriano do Valle, que cursa o 10º período de Engenharia Civil no Moura Lacerda, apresentou sua pesquisa “Consequências da Incompatibilidade de Projetos na Construção Civil”. Ele destacou a diversidade de trabalhos expostos. “São muitas áreas de pesquisas apresentadas. É isso que torna o evento muito rico e interessante”, comentou.

            O ex-aluno Antônio Nunes formou-se médico Veterinário, em 2018, no Moura Lacerda, e retornou ao Centro Universitário para apresentar sua pesquisa, que teve como base o levantamento de dados no Bosque e Zoológico “Fábio Barreto”, de Ribeirão Preto, sobre animais silvestres.

            “Nossos trabalhos têm muita qualidade. Tenho sido convidado para falar da minha pesquisa em vários eventos científicos. E voltar aqui como veterinário formado para compartilhar informação e incentivar outros estudantes a iniciarem também sua pesquisa é, realmente, recompensador. Isso mostra o quanto nosso curso tem qualidade e é capaz de produzir conhecimento que possa ser útil e importante à sociedade”, afirmou.

            O “Diálogos” contou, também, com duas exposições. Um delas foi de trabalhos dos alunos do 6º período (diurno e noturno) do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da disciplina de História da Arquitetura e Urbanismo IV, do professor Onésimo Carvalho Nunes. A outra foi uma exposição interdisciplinar, chamada “Século XX: A História da Moda em Croquis”, que envolveu as disciplinas de História da Moda II, Produção de Moda e Desenho de Moda. Esta foi realizada por alunas do 2º período do Curso de Moda.

            O “Diálogos” contou, também, com duas exposições. Um delas foi de trabalhos dos alunos do 6º período (diurno e noturno) do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da disciplina de História da Arquitetura e Urbanismo IV, do professor Onésimo Carvalho Nunes. A outra foi uma exposição interdisciplinar, chamada “Século XX: A História da Moda em Croquis”, que envolveu as disciplinas de História da Moda II, Produção de Moda e Desenho de Moda. Esta foi realizada por alunas do 2º período do Curso de Moda.

PIBID

Dentre os trabalhos apresentados, 8 (oito) foram de bolsistas PIBID, conforme os temas:

· Experiência PIBID: a alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental – Jaqueline Faccioli Seabra;

· PIBID: uma experiência de ensino e aprendizagem – Mariane Braz da Silva;

· Afetividade em Sala de aula: experiência PIBID – Maria Fernanda Barra Santana;

· Experiências de iniciação à docência em Educação Física na escola de Ensino Fundamental – Franco A. R. Garcia; Neire A. M. Scarpini

· Formação do pedagogo no âmbito do PIBID – Thaisa Helena Tóffano;

· PIBID: mudança na formação do licenciando – Pietra Martins dos Santos Fentanes;

· Uma experiência de iniciação à docência: alfabetização através do alfabeto móvel – Angélica dos Santos

· Uma experiência de iniciação à docência: a alfabetização através de jogos e brincadeiras – Larissa dos Santos Faccioli

Assessoria de Imprensa: (16) 9-9131-5326