Trabalho coletivo sobre a Biblioteca “Padre Euclides” será lançado no Dia do Fanzine

O “Bibliozine” é o resultado das ações de oficina do Projeto Encontros Plures no centenário equipamento cultural; atividade reuniu público diverso e interessado na preservação do espaço

            O dia 12 de outubro está prestes a se tornar ainda mais especial para a população de Ribeirão Preto. Dia da Criança, Dia de Nossa Senhora Aparecida – aclamada como Padroeira do Brasil – e Dia Nacional do Fanzine, este tão esperado segundo sábado do mês de 2019, agora, também será conhecido como o dia do lançamento oficial do “Bibliozine”, o fanzine criado por dezenas de pessoas interessadas na preservação da memória da centenária Biblioteca “Padre Euclides”, localizada no Centro de Ribeirão Preto (SP).

            Resultado de uma Oficina de Fanzines coordenada pelo jornalista e fanzineiro Angelo Davanço, em junho último, na biblioteca, no 5º Encontros Plures Moura Lacerda, a brochura tem 24 páginas e trabalhos de ilustração, quadrinhos, colagem e poesia. O lançamento, às 10 horas, reunirá participantes da oficina, artistas de diferentes áreas e convidados em geral na própria biblioteca (rua Visconde de Inhaúma, 490 – 1º andar). O evento é gratuito, mas com inscrições limitadas, que devem ser feitas na plataforma https://www.eventbrite.com.br/e/lancamento-do-bibliozine-tickets-74087693285 .

            O Dia Nacional do Fanzine não é oficial, nem foi institucionalizado, mas os amantes da arte da tesoura, cola e fotocopiadora consideram o 12 de outubro porque, nesta data, no ano de 1965, na icônica cidade de Piracicaba, também berço do mais importante Salão de Humor do país, o artista Edson Rontani lançou “Ficção”, considerado o primeiro fanzine do Brasil.

            A Oficina de Fanzines do Encontros Plures promovida para a produção do material sobre a história da Biblioteca “Padre Euclides” reuniu um público diverso, plural: pessoas ligadas à Fotografia, à Arquitetura, ao movimento Urban Sketchers (artistas que desenham em locações nas cidades, vilas e aldeias onde vivem, passeiam ou viajam), quadrinistas, roteiristas, jornalistas e até quem não segue tendência cultural ou artística alguma.

Jornalista e fanzineiro

            Fanzines, ou zines, são publicações alternativas e de baixo custo, geralmente produzidas em fotocopiadoras. Suas páginas trazem ilustrações, textos e colagens, em um processo de produção livre de regras do mercado editorial. Eles mostram o trabalho de novos talentos, divulgam informações pouco exploradas pela mídia convencional e fazem registro de histórias de lugares e pessoas por meio de um processo coletivo de produção.

            Angelo Davanço, 50 anos, é jornalista e fanzineiro desde 1991. Trabalhou no jornal A Cidade durante 13 anos e, hoje, atua na produção de conteúdo para mídias impressas e digitais. Produz fanzines e realiza palestras, oficinas e workshops sobre o tema. É editor do zine A Falecida e coordena o encontro mensal Zine Travessa, na Livraria da Travessa do RibeirãoShopping. Mais de seu trabalho pode ser conferido nas redes sociais @angelodavanco ou no blog www.angelodavanco.com.br.

Encontros Plures

            O coordenador de Comunicação do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), e organizador da Oficina de Fanzines, Fernando Mello, salienta que o Encontros Plures foi criado para se tornar uma referência no fomento e na promoção da diversidade cultural na cidade e na região. O projeto está alinhado à missão do Moura Lacerda de construir novas possibilidades de diálogo com a comunidade. A Biblioteca “Padre Euclides” é mantida pela Sociedade Legião Brasileira Civismo e Cultura, cuja presidente é Fatu Antunes.

Assessoria de Imprensa: (16) 9-9131-5326