Paulo dos Santos Netto, da Universidade de São Paulo, ministrou aula especial sobre “Projeto de Obras de Arte Especiais” para alunos da Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas em Concreto Armado, Fundações e Estruturas Metálicas


            O professor Paulo dos Santos Netto, da USP (Universidade de São Paulo), ministrou a Aula Inaugural da XVI Turma de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas em Concreto Armado, Fundações e Estruturas Metálicas, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP). A atividade aconteceu em 23 de março, no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”, na Unidade I/Sede.

Olhar experiente

            Atuante no setor de Estruturas de Concreto e Fundações há mais de 40 anos, Netto, que é professor da Escola de Engenharia da USP, Campus de São Carlos (SP), deu aula sobre “Projetos de Obras de Arte Especiais”. Os focos foram, sobretudo, pontes e viadutos rodoviários.

            “O objetivo dessa aula foi, ao apresentar as diferenças básicas entre o projeto de uma ponte e o de um edifício, esclarecer as dúvidas dos alunos. Usei exemplos práticos para abordar aspectos fundamentais de um projeto. Os processos construtivos de Obras de Arte Especiais exigem grande especialização”, contou o professor.

Expectativas atendidas

            O coordenador de Pós-Graduações do Moura Lacerda, Lucas Rodrigo Miranda, afirmou que o objetivo da Aula Especial foi possibilitar o contato dos estudantes com alguém da área. “Uma pessoa que calcula pontes não é algo irreal, não é uma área distante. Por isso a importância de estudar, da especialização e de acreditarem que são capazes. A aproximação com pessoas do mercado ajuda muito nisso”, acrescentou.


            Miranda apresentou aos presentes questões pedagógicas da instituição e do curso. “Em uma Aula Inaugural de Pós-Graduação sempre temos a presença de alunos da Graduação, que vêm conhecer uma possível área para seu futuro, estudantes de outras instituições que recebem indicações de nosso curso”, disse.

Inserção no mercado de trabalho

            As engenheiras civis Dayane Vitoria da Silva Costa, de 24 anos, e Carolina Barini Furini, de 25, graduaram-se em Franca (SP) e buscaram no Moura Lacerda uma Pós-Graduação que possibilitasse maior inserção no mercado de trabalho, por meio de conteúdo específico e atualização quanto a normas vigentes na área de Estruturas de Concreto e Fundações.


            Dayane Costa salientou que a identificação com a área aconteceu ainda durante a Graduação. Tanto ela como Carolina Furini pesquisaram outros cursos e suas grades curriculares. Optaram pelo Moura Lacerda por identificarem dois diferenciais: aulas com o software TQS, usado na elaboração de projetos de estruturas de concreto armado, e o fato de o Centro Universitário ser muito bem reconhecido na área de Engenharia Civil.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055
Atendimento: Lorena Marques (16) 9-9310-9072 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: lorena.marques@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo
Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo