MOURA LACERDA_Semana Veterinaria (2)
O Centro Universitário Moura Lacerda realizou, de 22 a 26 de agosto, sua XV Semana da Medicina Veterinária. Com um total de 32 palestras, a atividade foi destinada a alunos e interessados na área. Entre os destaques da programação estava a apresentação do chefe do Departamento de Assistência Veterinária do Jockey Club de São Paulo, Luís Renato Oseliero, que atuou como membro da equipe médica das provas de hipismo dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ele abordou os temas “Principais emergências do Sistema Musculoesquelético em Equinos em Provas Hípicas” e “Hemorragia Pulmonar Induzida por Exercícios em Equinos”. A ação aconteceu na Unidade II/Campus.

MOURA LACERDA_Semana Veterinaria (7)
Segundo Oseliero, a oportunidade de participar dos jogos aconteceu devido a seu trabalho desenvolvido ao longo de 17 anos no Jockey Club de São Paulo. “Foi um momento único. Ter esse contato com os melhores esportistas e cavalos do mundo é indescritível. Conheci muitas pessoas que são referência na área”, disse. O veterinário também ressaltou que sua intenção, ao contar sobre a experiência para os estudantes, foi contribuir com a formação de cada um. “Nessas palestras, consigo ver o nível de interação e interesse de profissionais que estão entrando no mercado de trabalho. Isso é importante, uma vez que recebo muitos estagiários. É algo que não tenho comumente, por isso é extremamente prazeroso”, finalizou.
Dividida em dois módulos – animais de grande e pequeno portes –, a XV Semana da Medicina Veterinária trouxe especialistas, mestres e doutores de diversas áreas, como ortopedia, clínica médica, traumatologia, nutrição e produção animal, cirurgia, anestesiologia, entre outras. Os temas foram variados e abordaram doenças como a cinomose, diabetes e linfoma, os desafios das pecuárias de leite e corte, enfermidades da córnea em cães e gatos, afecções cirúrgicas no sistema digestório de bovinos, exame clínico neurológico de ruminantes, utilização de aditivos em dietas de vacas em período de lactação, acupuntura para tratamento de cólica em equinos e treinamento físico e condicionamento muscular em cães de trabalho.

MOURA LACERDA_Semana Veterinaria (8)

Organização

A Comissão Organizadora da Semana Veterinária foi composta por 12 alunos de todos os períodos da graduação, supervisionados pelas professoras Angélica Moraes, Roberta Casale e Marcia Sobreira, além da coordenadora do curso, Lucia Ferreira. Giulia Norbiato, do 8º período e membro da equipe, ressalta a preocupação da organização com a escolha dos profissionais que se apresentaram. “Procuramos trazer pessoas renomadas e conceituadas na área e que contribuíram com informações novas. Muitos alunos participam do evento por conta do palestrante, pois conhecem seu trabalho”, disse.
Marcia explicou que há todo um trabalho de pesquisa sobre os temas de maior interesse entre os alunos e, após as indicações, a comissão desenvolve a programação. “Muitas vezes, são assuntos que até nós docentes gostaríamos de ver”, ressaltou. O cuidado com a integração dos calouros também está presente. “Como participam alunos de diferentes períodos, sempre pedimos ao palestrante para que ele faça uma breve introdução, com o objetivo de que todos fiquem por dentro da temática”, concluiu a professora.

MOURA LACERDA_Semana Veterinaria (9)

Experiências diferentes

A caloura Arline Wagner, do 2º período, optou por frequentar ambos os módulos, já que, segundo ela, ainda não possui nenhuma experiência. “Achei a semana muito proveitosa, pois nos envolveu em assuntos com os quais ainda não tivemos contato. Isso, inclusive, nos ajuda a ter certeza de que escolhemos o curso certo para a carreira”, afirmou. Já Lucas Davoglio, do 10º período, preferiu as palestras sobre grandes animais por conta da proximidade com o tema. “Minha família tem criação de bovinos e acredito que seguirei esse caminho. As apresentações surpreenderam bastante e gostei de ver profissionais que se formaram recentemente, mas que já atuam no mercado de trabalho”, disse o aluno, que também avaliou a 15ª edição do evento como uma das melhores entre as que já participou.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo