luca-migliaccio_e_albert-karch

O polônes Albert Edward Karch, 24 anos, e o italiano Luca Migliaccio, de 21 anos, escolheram o Curso de RI (Relações Internacionais) do Centro Universitário Moura Lacerda para tornarem-se profissionais na área. Chegando a Ribeirão Preto por motivos distintos, algumas características peculiares da instituição e a qualidade da graduação – considerada a melhor da cidade, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) – chamaram a atenção de ambos. Para Anderson Romanello, coordenador do curso, a presença dos estudantes nas salas de aula oferece um ótimo intercâmbio cultural. “É uma vivência benéfica para os alunos, que terão a oportunidade de trocar informações e aprender muito com eles”, salienta.

 albert-karch

Da Polônia para o Brasil

“Trata-se de uma história de aventura e romance.” É dessa forma que Albert Karch define sua vinda para o Brasil. Ainda na Polônia, ele estudou a língua espanhola e teve a oportunidade de morar na Espanha no ano de 2013. Por lá, conheceu a atual namorada, que é brasileira, e mudou-se com ela para Ribeirão Preto no ano seguinte. Adaptou-se facilmente ao português e, em poucos meses, já estava preenchendo o formulário para ingressar no Curso de Relações Internacionais do Moura Lacerda. Hoje, está no 4º período.

A opção pelo curso veio do pensamento em aproveitar a intimidade com o espanhol e o conhecimento adquirido durante sua atuação em uma empresa de exportação e importação, localizada em seu país de origem. Escritor e poeta, ele também é correspondente da Polskie Radio Katowice e colabora com o envio de histórias curtas sobre o Brasil para uma revista polonesa chamada “Conheça o Mundo”. Os temas abordados são gastronomia, cultura, festas populares, entre outros. “A comunicação, para mim, é a base das relações internacionais. Por isso, decidi unir o que gosto de fazer com a profissão que escolhi para a vida”, afirma Karch.

No Moura Lacerda, Karch diz que ficou feliz com o respeito que encontrou por parte do Corpo Docente, direção, alunos e funcionários. “Admiro a preocupação dos professores com os estudantes, sempre procurando orientar no que for preciso. Também gosto da disposição das turmas – a quantidade de pessoas por sala é ótima para ajudar no processo de aprendizagem. No exterior, não havia esse contato tão próximo”, conclui.

luca-migliaccio-1

De volta às raízes

Luca Migliaccio é filho de brasileiros – a mãe é ribeirão-pretana e o pai, campinense. Eles se conheceram ainda no Brasil, mas mudaram-se para a Itália e formaram a família no continente europeu. Em 2014, retornaram para a América do Sul e escolheram Ribeirão Preto como novo lar. Migliaccio, na época com 19 anos, concluiu o Ensino Médio e começou a busca por um trabalho. O idioma português foi aprimorado com cursos de especialização da língua. Em seguida, foi a vez de escolher a profissão.

“Na Itália, o Ensino Médio é mais técnico e o aluno já pode demonstrar o interesse por qual carreira gostaria de seguir. Lá, optei pelas áreas de Administração, Finanças e Marketing e isso abriu os caminhos para Relações Internacionais. Também estudei dois idiomas estrangeiros – o obrigatório, que era o inglês, e um opcional, que, no meu caso, foi o francês”, explica. A afinidade por política e ciências econômicas também levaram-no a escolher a graduação em RI. “Sempre fui curioso, gosto de conhecer novas culturas e de saber os porquês das coisas. Acho que o curso representa muito bem quem sou”, completa.

Migliaccio iniciou os estudos no Moura Lacerda com a turma mais avançada, já no 2º período, mas isso não foi motivo para intimidá-lo. “Fui recepcionado da melhor forma possível, com a famosa acolhida hospitaleira do brasileiro”, disse. Assim como Karch, ele também destaca como diferencial da instituição o acompanhamento dos professores. “Sei que posso procurá-los a qualquer momento e eles poderão me orientar. A troca de experiências com meus colegas de classe também é ótima. Formamos grupos para tirar dúvidas e um adiciona à formação do outro”, finaliza o aluno, que tem a intenção de adquirir dupla titulação e concluir, também, o Curso de Ciências Econômicas.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo