Evento celebrou centenário da Escola Multidisciplinar Bauhaus; trabalhos arquitetônicos feitos pelos próprios alunos também puderam ser vistos

Alunos do 6º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), organizaram e criaram todo o conteúdo para a Exposição “Bauhaus 100 anos”. A orientação foi do professor da disciplina de Arquitetura Moderna, Onésimo Carvalho de Lima. Foi necessário um semestre e meio para organizar a atividade, que contou com pinturas em tecido, reproduções fotográficas, impressões, vídeos, maquetes arquitetônicas, etc.

            “Propus aos estudantes que, como ‘presente de aniversário’ para a Bauhaus, montássemos uma exposição com o conteúdo levantado. Estudamos as fases, os edifícios – o que foram reproduzidos em lindas maquetes dos alunos –, os professores, o papel das mulheres na escola e os trabalhos desenvolvidos nos ateliês”, explicou Lima.

            A exposição foi dividida em temas. Alguns estudantes ficaram com a organização, como foi o caso de Júlia Celeguim Mininel. “O trabalho foi coletivo, para os períodos da manhã e da noite. Todos auxiliaram em algum ponto”, contou. A exposição ficou aberta à visitação na primeira quinzena de novembro, no Bloco E, na Unidade II/Campus.


Bauhaus

            A Bauhaus foi uma escola multidisciplinar alemã de artes plásticas, arquitetura e design. Além disso, revolucionou a época. “Foi uma resposta ao período industrial e, também, uma mudança em toda a Europa, que queria mudar e inovar. A indústria e a tecnologia com a arte gerou novos conceitos. É importante o arquiteto saber isso, pois olhar para o passado ajudará a pensar o futuro. A Bauhaus é uma grande referência ainda hoje, principalmente, em relação aos resultados alcançados. Foi totalmente inovadora”, explicou o aluno Pedro Verdum.

            A Escola de Arte Bauhaus, iniciada na cidade de Weimar, na Alemanha, vigorou de 1919 a 1933 e se tornou a instituição mais importante e influente do seu tipo. Foi uma das precursoras do Modernismo. Ela marcou um período importante da história da arte, quando os artistas começaram a perceber que a máquina não era a única culpada pela queda da qualidade dos produtos.

            Os membros do grupo Bauhaus procuraram estabelecer uma nova relação entre o artesão e a indústria. Tratou-se de um verdadeiro exercício de renovação cultural. Os alunos da escola eram estimulados tanto ao ensino formal artístico como ao ensino integrado com o artesanato.

Assessoria de Imprensa: (16) 9-9131-5326