Trabalho de Julia Mininel discutiu e propôs uma nova forma de ocupação da região central de Ribeirão Preto

Julia Celeguim Mininel, recém-formada no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), recebeu uma Menção Honrosa da campanha “Projetando o Futuro CAU/SP 2022”. A premiação selecionou e avaliou TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) da área com o objetivo de fomentar a importância do direito ao ensino de qualidade. Julia Mininel conquistou o 4º lugar na categoria “Projeto de Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico”.

A docente Tânia Bulhões e a então formanda Julia Mininel

“Ocupar, Habitar, Coabitar: uma possibilidade de retomada da região central de Ribeirão Preto-SP” foi o tema desenvolvido no TCC da arquiteta. O projeto propõe a reocupação de um edifício antigo do centro da cidade, situado à rua Américo Brasiliense, que seria transformado em habitação para pessoas que não têm acesso à moradia de qualidade. O trabalho de pesquisa envolveu duas problemáticas: a produção de moradias sociais e o aumento do déficit habitacional.

Questões sociais x melhoria urbana

Segundo a ex-aluna do Moura Lacerda, seu trabalho dialoga com questões sociais e de melhoria urbana. “Meu projeto fundamentou-se em um debate de grande importância, que é a carência de se possuir uma residência que consiga atender todas as necessidades humanas básicas. No entanto, nas últimas décadas, esta discussão se atrelou, fortemente, à requalificação de áreas centrais dos municípios, já que são regiões bem localizadas e com boas estruturas urbanas”, comentou Julia Mininel.

Para a professora Tânia Bulhões, a população carente tem
que ser alocada em regiões com infraestrutura completa

Tânia Bulhões Figueira, orientadora do TCC e docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda, explicou a ligação entre a demanda habitacional e a intervenção em edificações nas regiões centrais. “Quando você insere uma população carente em uma região de infraestrutura completa, composta por escolas, hospitais, prestações de serviços e locais de cultura e lazer próximos, o dia a dia dessas pessoas será facilitado. Ter acesso a todos esses recursos diminui o índice de criminalidade”, salientou a professora.

MDOV Comunicação e Marketing Digital

Atendimentos: Larissa Fernandes (16) 9-9270-4717     |    Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: redacao10@milagredoverbo.com.br     |    fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Site: www.milagredoverbo.com.br     |    Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo     |    Instagram: @milagredoverbo