A 21ª Semana da Comunicação do Moura Lacerda teve como tema “O impacto da Mídia no Século XXI”; alunos do Curso de Publicidade e Propaganda tiveram a oportunidade de dialogarem com profissionais de diversas áreas do conhecimento


            O Centro Universitário Moura Lacerda realizou, de 13 a 16 de maio, a 21ª Semana da Comunicação, promovida pelo Curso de Publicidade e Propaganda. O evento teve como tema “O Impacto da Mídia no Século XXI” e uma programação que contou com profissionais de diferentes áreas do conhecimento. “Nosso foco é sempre trazer para as discussões assuntos atuais fundamentados tanto pela teoria científica como pela prática do mercado”, falou Carmen Justo, coordenadora do curso.


            A Semana da Comunicação é organizada, tradicionalmente, por alunos do 5º período do curso, que neste ano se reuniram em duas agências experimentais, a Osíris Comunicação e Patronum Comunicação. Eles receberam orientações e supervisão das professoras Raquel Lovatti, que leciona a disciplina de Processos e Técnicas, e Patrícia Lima.

            Em 2019, a atividade também contou com a presença de alunos dos cursos de Pedagogia e de TI/ADS (Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Professoras do PPGE – Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado) tiveram participação direta em palestras e mesas-redondas. “Houve uma integração muito significativa entre os cursos, facilitando a partilha do conhecimento”, comentou Carmen Justo.


Somos mais que um perfil

            O professor Silas Nogueira, que mediou a mesa-redonda “Inteligência ou Condicionamento? Aspectos Controversos da Comunicação Contemporânea”, lembrou a importância da reflexão crítica diante dos grandes conglomerados de Comunicação. “O sujeito não é mais sujeito. Nem personalidade ele tem. É apenas um perfil, porque o mercado não cria cidadãos, portanto, críticos. Ele cria apenas consumidores”, disse Nogueira.

            Assuntos atuais, como os mecanismos de invasão de computadores a partir de ações piratas, foram apresentados pelo professor Adelino Conacci, dos cursos de TI/ADS. As novas tendências do mercado publicitário foram tema da publicitária Vanessa Pupin, que falou sobre a transição da comunicação das massas para a comunicação de nichos, inclusive no Marketing Digital. O jornalista João Carlos Borda, repórter da EPTV Ribeirão, emissora afiliada da Rede Globo de Televisão para a cidade e a região, falou sobre a difusão das fakes News e a importância do senso crítico e da checagem devida da informação antes repassá-la. O professor João Paulo Casati, dos cursos de TI/ADS, falou sobre IA (Inteligência Artificial) e os novos cenários tecnológicos que estão sendo criados pela indústria 4.0.


            A professora doutora Maira Gregolin, do PPGE – Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado) do Moura Lacerda, lembrou que a Internet e os aplicativos de mensagens foram utilizados, primeiro, pela população da Síria contra o governo opressor e, depois, pelo próprio governo para enfrentar os levantes populares.

Cultura pop e publicidade

            Fechando a 21ª Semana da Comunicação aconteceram várias oficinas. “A imaginação e o Barbante: Um Encontro Criativo” foi oferecida pelo aluno do Curso de Pedagogia Ivã Matta Filho.

            Também aconteceram as “Oficinas e Interação – Pratas da Casa”, cujo tema foi “Arte e Publicidade”. William Cassiano Lopes, do site Greencomics, é também diretor de Arte da Sparta Comunicação, de Recife (PE), e desenvolvedor de pesquisas no Nieped (Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade). Seu trabalho com histórias em quadrinhos teve influência do irmão, mas os mangás também marcaram sua trajetória.


            Jeska Barbosa é ilustradora e diretora de Arte na agência Alta Comunicazione, de Ribeirão Preto (SP). Ela mostrou como sua trajetória na Publicidade sempre esteve permeada pelos projetos totalmente autorais – vez por outra uma coisa acabava se misturando com a outra. Apaixonada por cores e rock n’ roll, prefere desenhar mulheres fortes.

            O diretor de Arte Bryan Laurentis, da UCBVET Saúde Animal, também de Ribeirão Preto (SP), mostrou como os quadrinhos, os mangás e a cultura pop em geral, aliados a uma persistência sem igual, influenciaram seu traço e seu trabalho artístico fora da Publicidade.

Cinema e Mídias Sociais

            Outro ponto alto da 21ª Semana de Comunicação foi a exibição do episódio “Queda Livre”, da série “Black Mirror”, que debateu o tema “Utopia da Rede: A Obsessão nas Mídias Sociais”. Apresentaram suas observações sobre o episódio as professoras doutoras Célia Regina e Alessandra Davi, ambas do nosso PPGE – Mestrado.

            Célia Regina apontou como relevância na narrativa o controle cada vez maior da psiquê do coletivo, uma vez que, ao se “viver” no mundo virtual, “as pessoas estão dando as fichas para serem controladas”. A historiadora Alessandra Davi salientou a perda cada vez mais intensa da identidade pessoal da protagonista, já que tudo no episódio mostra a instantaneidade, o vazio e o sentido efêmero das relações humanas.

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