O Projeto Encontros Plures Moura Lacerda chega à Biblioteca “Padre Euclides”, no próximo dia 29, com uma Oficina de Fanzines gratuita e aberta a todo o público, coordenada pelo jornalista e fanzineiro Angelo Davanço

            A história da centenária Biblioteca “Padre Euclides”, localizada no Centro de Ribeirão Preto, será contada de uma forma diferente. Nada de livros, vídeos ou exposições fotográficas. A verdade, tudo isso junto e ao mesmo tempo agora. A plataforma desta vez, o fanzine, pode até parecer analógica demais em tempos de alta conexão, mas é uma ferramenta pedagógica muito interativa. A 5ª edição do Projeto Encontros Plures Moura Lacerda trará para a biblioteca uma Oficina de Fanzines, coordenada pelo jornalista e fanzineiro Angelo Davanço.

            A atividade, aberta ao público em geral, mas de grande interesse para professores e estudantes, resultará na produção de um fanzine com a história do espaço. Serão utilizados textos, histórias em quadrinhos, ilustrações, fotografias e colagens. A publicação, que será iniciada na oficina e finalizada durante o período férias, tem seu lançamento previsto para o início de agosto.

            A Oficina de Fanzines acontecerá no dia 29 de junho (próximo sábado), das 10 às 12 horas, na própria Biblioteca “Padre Euclides”, à rua Visconde de Inhaúma, 490 – 1º andar. O evento é gratuito e com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma www.eventbrite.com.br.

Jornalista e fanzineiro

            Fanzines, ou zines, são publicações alternativas e de baixo custo, geralmente produzidas em fotocopiadoras. Suas páginas trazem ilustrações, textos e colagens, em um processo de produção livre das regras do mercado editorial. Os zines servem para mostrar o trabalho de novos talentos, divulgar informações pouco exploradas pela mídia convencional e, ainda, fazer o registro de histórias de lugares e pessoas por meio de um processo coletivo de produção.

            Angelo Davanço tem 50 anos, é jornalista e fanzineiro desde 1991. Trabalhou no jornal A Cidade durante 13 anos e, hoje, atua na produção de conteúdo para mídias impressas e digitais. Produz fanzines e realiza palestras, oficinas e workshops sobre o tema. É editor do zine A Falecida e coordena o encontro mensal Zine Travessa, na Livraria da Travessa do RibeirãoShopping. Mais de seu trabalho pode ser conferido nas redes sociais @angelodavanco ou no blog www.angelodavanco.com.br.

Encontros Plures

            O coordenador de Comunicação do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), e organizador da oficina, Fernando Mello, salienta que o Encontros Plures foi criado para se tornar uma referência no fomento e na promoção da diversidade cultural da cidade e da região. O projeto está alinhado à missão do Moura Lacerda, que atua na construção de novas possibilidades de diálogo com a comunidade.

            “A cada edição o projeto torna o local onde ele é realizado um espaço de debate e aprofundamento sobre a democratização do conhecimento. E é isso que veremos nesta Oficina de Fanzines, cujo resultado resgatará a história de um equipamento cultural muito importante para a formação da identidade da sociedade, tudo isso de forma lúdica e artística”, completa.

Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital

Fones corporativos: (16)   3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055

Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo