Glauco Cortez, diretor Acadêmico, acolheu os participantes; na sequência, uma apresentação de violino sensibilizou a plateia. Alexandre de Sene fez a palestra “Ciência, Inovação e Empreendedorismo”. O evento reuniu mais de 600 pessoas, teve a participação maciça de alunos da instituição e de pesquisadores externos

 

 

O Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), realizou, no dia 20 de outubro, o “III Diálogos – Encontro Científico”. A atividade reuniu os principais eventos acadêmicos da instituição: XVI Simpósio Científico da Pós–Graduação, IV Simpósio de Extensão Universitária, XIII Jornada do PPGE-Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) e IV Fórum das Licenciaturas. Foram mais de 220 trabalhos apresentados, entre Artigos, Monografias, Projetos de Pesquisa e de Extensão, Iniciação Científica e Relatos de Experiência, com qualidade reconhecida por mestres e doutores que presidiram as mesas de trabalho. A apresentação foi dividida por áreas do saber. Houve a participação de mais de 600 pessoas, inclusive de pesquisadores externos.

A abertura do “III Diálogos” foi realizada pelo diretor Acadêmico, Glauco Cortez, que deu as boas vindas aos estudantes e destacou a importância do encontro, “que integra alunos de diferentes cursos, valoriza a pesquisa e o conhecimento e, ainda, permite uma conexão com os pesquisadores de outras instituições”. Após, houve uma apresentação musical ao som do violino de Paulo Veiga, professor do Curso de Letras, que sensibilizou a plateia e propôs uma reflexão sobre o valor das artes para a conquista do equilíbrio e da saúde mental.

Na sequência, o professor Alexandre de Sene proferiu a palestra “Ciência, Inovação e Empreendedorismo”. No final, ele recebeu uma placa da coordenadora de Agronomia, Marta Rossi, em homenagem a sua atuação há 18 anos como professor do curso no Moura Lacerda e por sua trajetória e reconhecimento internacional como pesquisador do controle biológico de pragas nas lavouras.

“Hoje, no Brasil, somos uma das únicas instituições que realiza produção de pesquisa em controle biológico no campo com agricultores. Somos referência nesta área. Quem quer se formar em Agronomia e aprender como se faz controle biológico tem que vir para o Moura Lacerda”, afirmou Sene. Ele ainda lembrou que o curso alcançou destaque nacional no último Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), com a nota 4, e ficou em 2º lugar em São Paulo entre as instituições privadas, segundo o RUF (Ranking Universitário da Folha).

 

Compromisso e envolvimento

“O evento cresceu muito, o número de trabalhos dobrou de um ano para outro e se tornou, realmente, um grande encontro para a pesquisa do Moura Lacerda. Ele cumpre seu papel na formação dos alunos e contribui, decisivamente, para a divulgação do conhecimento científico. Temos conquistado bolsas de estudos para diversos cursos, por meio do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Há um grande compromisso e envolvimento de nosso corpo docente e dos nossos estudantes, que primam pela qualidade desta produção científica, sobretudo, para que ela possa ser útil e conhecida por toda a sociedade”, analisou Anderson Romanello, coordenador de Graduações e dos cursos de Relações Internacionais e Economia e que esteve à frente da organização do evento.

A coordenadora do MBA (Master in Business Administration) em Gestão Estratégica de Pessoas lembrou que esta foi a primeira experiência científica da maior parte dos alunos desse curso. “A maioria está ‘debutando’. Eles não tinham tido a oportunidade de participar de um simpósio científico antes. Estavam muito empenhados em fazer o melhor e apresentar seus estudos. E agora, inclusive, pretendem publicar seus artigos na revista científica do Moura Lacerda”, comentou.

Daiane Luzia Freitas, que está cursando MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, disse que os alunos ficaram surpresos quando apresentaram seus trabalhos por perceberem que as pesquisas, de alguma forma, estavam “linkadas”. “Fazemos o curso juntos e não sabíamos que as pesquisas estavam relacionadas umas com as outras. Foi muito curioso quando começamos as apresentações e vimos que nossos trabalhos ‘conversavam’. E, depois que passou o nervosismo inicial, foi tudo muito gratificante. Compartilhamos nossos estudos, justamente, para buscar este aprimoramento”, falou.

Bruna de Angelo Antônio, estudante do 8º período de Economia, destacou que o simpósio permitiu o acesso a uma variedade de temas possíveis de serem pesquisados em sua área. “O curso é caracterizado por ter um leque enorme de possibilidades de atuação no mercado e pudemos ver essa variedade de pesquisa aqui também”, salientou. Mariana Tolino Biasioli Gama, do 6º período de Moda, apresentou a pesquisa “Como digital influencers são remuneradas – Da permuta ao Marketing de Influência”. Ela é orientanda da professora Leda Braga, coordenadora do curso. “Passado nervosismo inicial, senti-me aliviada por ter recebido tantas críticas construtivas”, salientou.

 

XIII Jornada do PPGE-Mestrado

 

            Compuseram a mesa-redonda que abriu o segundo dia da XIII Jornada do PPGE- Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) e continuou o IV Fórum de Licenciaturas, a professora doutora Neire Aparecida Machado Scarpini, coordenadora Institucional do Moura Lacerda; a professora Fabiana Cláudia Viana Borges, coordenadora do Pibid no Centro Universitário; o professor mestre Franco Aurélio Rodini Garcia, coordenador de Área; e Fernanda Borges, coordenadora da Escola Estadual “Baudílio Biagi”, no Simioni, em Ribeirão Preto.

“Conquistar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi muito significativo, uma oportunidade de relacionar a produção do conhecimento, que é desenvolvido na sala de aula, com a pesquisa e a prática no contexto da realidade escolar. Isso faz o conhecimento científico ganhar novos significados, principalmente, quando há esta articulação com as vivências das licenciandas, e vejo que, verdadeiramente, este é o propósito deste trabalho. Hoje, ainda, tivemos o parecer de Fernanda Borges, que vem ao encontro de nossas expectativas deste início do programa, que foi muito bem sucedido, mas que nos coloca, em longo prazo, em uma perspectiva de focar e de buscar o crescimento e o amadurecimento deste projeto”, afirmou Neire Scarpini.

“A Constituição do Sujeito Mediante a Pedagogia Waldorf” é o projeto de Sílvia Helena Ferreira Zen Gorayeb, aluna do Mestrado do Moura Lacerda, com orientação da professora doutora Maria de Fátima Mattos. “Participar desta jornada foi muito interessante, pois sempre o olhar do outro para seu projeto é muito enriquecedor. Você recebe um retorno sobre sua apresentação com um parecer sobre seu trabalho, com as indicações de leituras e livros. Tudo isso faz você ter um novo olhar para sua própria pesquisa”, concluiu, ressaltando a organização e a capacitação dos professores do curso.

“Em 2018, especificamente, a XIII Jornada do PPGE-Mestrado e o IV Fórum de Licenciaturas foram muito provocativos e contribuíram para o diálogo entre as mais diferentes áreas do conhecimento, permitindo uma integração maior entre os cursos e os pesquisadores. A proposta é de abertura para novas atualizações e inovações no campo educacional. Destacamos, por exemplo, a palestra do professor doutor Dorival Rossi, da Unesp-Bauru, que trouxe reflexões importantes sobre as inovações tecnológicas na educação. Por outro lado, também percebemos que houve um resgaste de vários objetos de estudo, como evasão e gestão escolar, entre outros temas, que precisam ser novamente problematizados, pois são importantes para a Educação e que ainda precisam ser repensados no Brasil”, falou a professora doutora Rosilene Batista de Oliveira, coordenadora do PPGE-Mestrado do Moura Lacerda.

 

 

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