Programação especial, aberta à comunidade, terá, ainda,

sorteio de três bolsas de estudo para Curso de Libras básico

 

Para sensibilizar e promover a reflexão sobre o Dia Mundial da Acessibilidade, o Centro Universitário Moura Lacerda realizará o evento “Inclu(ir)”, no dia 1º de dezembro, com uma programação especial. Ele acontecerá, simultaneamente, das 9 às 12 horas, na Unidade I/Sede e Unidade II/Campus, ambas em Ribeirão Preto, e no Campus Jaboticabal. Haverá duas oficinas sensoriais sobre cegueira e deficiência física e, na sequência, a exibição de três filmes. Um professor especialista mediará, propiciará o debate e o aprofundamento das questões ligadas aos temas junto à plateia.

Estão à frente das atividades o Nieped (Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade), o Nuace (Núcleo de Acessibilidade) e o NDH (Núcleo de Desenvolvimento Humano), além dos alunos do 4º período, noturno e diurno, do Curso de Pedagogia. Serão convidados alunos, professores e colaboradores do Moura Lacerda, empresas parceiras e escolas. O evento é aberto a toda comunidade interessada.

“Queremos sensibilizar, informar, levar conhecimento e engajar as pessoas nesse mundo da inclusão”, explicou Carla Damasceno, presidente do Nuace. Os links para inscrição no Inclu(ir) estão disponíveis no site (www.mouralacerda.edu.br) e no Facebook (www.facebook.com/mouralacerda/) no Centro Universitário.

Sobre os filmes que serão exibidos

“Intocáveis”, de 2011, foi escolhido para ser exibido em Jaboticabal. Neste filme, Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem negro problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos, Driss aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais ao cuidador, justamente, por ele não o tratar como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Na Sede o filme escolhido foi “Meu Pé Esquerdo”, de 1989. Ninguém esperava muito de Christy Brown (Daniel Day-Lewis), menino de uma família humilde de operários irlandeses nascido com paralisia cerebral. Apesar de tetraplégico, um evento milagroso ocorre quando, aos 5 anos, ele demonstra o controle de seu pé esquerdo e usa giz para rabiscar uma palavra no chão. Com coragem, determinação e a ajuda da mãe, Christy, ele supera as limitações físicas e torna-se pintor, poeta e autor. Oscar de Melhor Ator para Lewis e Atriz Coadjuvante para Brenda Fricker.

Por último, a Unidade II/Campus exibirá “Meu Nome é Rádio”, de 2009. Em uma cidade racialmente dividida, o treinador Jones encontra um estudante deficiente mental chamado Rádio e é inspirado a fazer amizade com ele. Logo, Rádio torna-se o fiel assistente de Jones. O diretor Daniels observa que a autoconfiança de Rádio aumentou. Porém, as coisas ficam tensas quando Jones começa a ter reclamações dos fãs, que sentem que a sua devoção por Rádio atrapalha a busca por uma vitória no campeonato.

 

Inscreva-se CLIQUE AQUI

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16)   3446-5717    |    3329-7998    |    9-9201-7887

Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo