O Auditório “Ilka de Moura Lacerda” ficou lotado de calouros e veteranos do Curso de Administração do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), na noite do dia 19 de fevereiro e na manhã do dia 20. O motivo foi a palestra sobre Inteligência Artificial e Indústria 4.0 – também chamada de 4ª Revolução Industrial –, ministrada por Jeizon Ramos, consultor de Negócios SAP da Nexans Brasil S/A, player global, líder em cabeamento de sistemas e uma das principais protagonistas na transição do modelo energético no mundo. O especialista foi convidado pelo coordenador da graduação, Rodolfo Zamariolli.

“Hoje 85% das maiores empresas do mundo e 89% das principais do Brasil utilizam o Sistema SAP, que produz soluções para a indústria 4.0. Esse sistema trabalha diretamente com a personalização e redução de custo de tudo que é produzido. O objetivo é oferecer ao cliente o que ele exatamente deseja. É uma nova forma de se fazer negócios, com mais transparência, com o fim do desperdício e o aumento da eficiência em todo o processo produtivo. Afinal, hoje mais do que nunca, precisamos aprender a trabalhar com o capital humano, pois a indústria 4.0 trabalha com engajamento”, explicou Ramos.

O palestrante mostrou exemplos de Inteligência Artificial já intrínsecos no dia a dia da sociedade sem que ao menos todos se deem conta: Waze, Amazon, Netflix, Google, Facebook, Siri, etc. Ele também abordou outros fatores que fazem parte da 4ª Revolução Industrial, como IoT (Internet das Coisas), BigData (grande volume de informações), cloud computing (computação em nuvem) e avanços em biotecnologia e nanotecnologia, entre outros. “Os processos produtivos estão se transformando de uma maneira irreversível. Quem quiser obter sucesso nesse novo cenário será necessário adquirir novas habilidades. Os profissionais e as empresas que não se adaptarem a essa realidade, resistindo às tecnologias, poderão sofrer sérias consequências”, alertou.

Importância para os futuros profissionais

Ana Carolina Reis cursa Economia no Moura Lacerda, mas fez questão de participar da palestra que marcou o início das aulas do Curso de Administração. “Meu objetivo foi aprender mais sobre o SAP, pois a maioria das grandes empresas estão procurando profissionais que tenham esse conhecimento. Precisamos aceitar a tecnologia para não nos tornarmos obsoletos”, afirmou.

O aluno de Administração Gustavo Henrique Rodrigues também tirou proveito da atividade. “A palestra abriu meus olhos para o futuro que está chegando. Não podemos ignorar a realidade da Indústria 4.0 e as implicações da Inteligência Artificial, principalmente para quem quer seguir carreira na área”, concluiu.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-98169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Instagram: @milagredoverbo