Éverton Henrique de Souza e Rafael Gila Gomes, respectivamente, orientandos de Alessandra David e Evani Camargo no PPGE-Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação), do Centro Universitário Moura Lacerda, apresentaram o trabalho “O Papel do Diretor Escolar na Gestão Democrática e Participativa” em dois congressos na Universidade de Lleida, em Barcelona, na Espanha. O VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, ocorridos entre 28 de maio e 1º de junho, foram organizados em regime de coparticipação pelo FEAE (Fórum Europeu de Administradores de La Educación), o FPAE (Fórum Português de Administração Educacional) e a Anpae/Brasil (Associação Nacional de Política e Administração da Educação). “Política e Gestão da Educação Ibero-Americana: Tendências e Desafios” foi o tema central dos eventos, que ocorreram simultaneamente.

Os mestrandos são bolsistas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares). Alessandra David explicou que esta foi uma oportunidade importante de internacionalização científica, que confirma a relevância acadêmica dos estudos que estão sendo desenvolvido no PPGE. “Dialogamos com a comunidade escolar e buscamos responder aos desafios pedagógicos atuais”, disse. Souza destacou que os congressos reuniram referenciais pesquisadores brasileiros e grandes nomes de organizações europeias reconhecidas. “Foi uma experiência única, que nos fortaleceu. Nossa contribuição foi significativa, pois tratamos da gestão escolar com foco na rede particular de ensino e não em dados da rede pública”, analisou. “Temos no curso uma equipe de professores muito engajada cientificamente, que nos propõe interconexões com outras instituições e que nos oferece todo aparato necessário para avançarmos tanto na produção do conhecimento, como no aperfeiçoamento docente”, salientou Gomes.

Mestrado reconhecido

O PPGE do Moura Lacerda é recomendado pela Capes desde 2004. Oferece o Mestrado em Educação (Stricto Sensu) e possui duas linhas de investigação: “Currículo, Cultura e Práticas Escolares” e “Constituição do Sujeito no Contexto Escolar”. Assim, estabelece suas ações interagindo com as coordenadorias de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, organiza os diálogos junto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral e propõe novos olhares para a educação brasileira. De acordo com Evani Camargo, o programa atende o aluno que procura aprimoramento e habilitação qualificada para atuar na rede de ensino superior e para fazer a diferença no mercado de trabalho. “Com o aprofundamento do conhecimento, uma constante reflexão sobre a prática pedagógica e um ambiente rico que favorece a troca de ideias e experiências, nossos alunos são levados a vivenciar um processo de transformações pessoal e profissional com reflexos significativos no desenvolvimento de sua carreira”, falou.

 

 

 

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