Cooperação técnico-científica também vai estabelecer programas de educação ambiental, ensino, pesquisa e extensão.
No dia 13 de julho, o Centro Universitário Moura Lacerda e a Associação Mata Ciliar assinaram um convênio de cooperação técnico-científica inédito que vai criar condições para a implantação de um CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. Vinculado ao curso de Medicina Veterinária da instituição de ensino, o projeto visa atender animais silvestres capturados ou acidentados na macrorregião de Ribeirão Preto.
“Nosso objetivo é colaborar com a sociedade na preservação do meio ambiente, em especial a vida dos animais silvestres, por meio de nosso curso de Medicina Veterinária e da parceria com a ONG que é a maior referência nesse trabalho.”, afirmou o superintendente do Moura Lacerda, Luiz Eduardo Lacerda dos Santos.
Além das rotinas médicas, clínicas e hospitalares, o convênio prevê o desenvolvimento acadêmico de assuntos ligados ao tema, por meio da pesquisa e extensão, com realização de congressos, simpósios, aperfeiçoamentos e palestras para estudantes e residentes. “Ao mesmo tempo em que vivenciarão na prática esse tipo de atendimento, nossos alunos terão subsídios para um diferencial qualitativo em sua formação, o que vai representar uma qualificação adicional no mercado de trabalho.”, explicou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, profa. Dr. Roberta Casale. O vereador Marcos Papa também esteve presente no encontro que celebrou o convênio e destacou: “Sabemos da seriedade das duas instituições e temos certeza de que este é um momento histórico para nossa região”.
O presidente da Associação Mata Ciliar, que tem sede em Jundiaí, Jorge Bellix de Campos, explica que a parceria se torna estratégica para a região de Ribeirão Preto: “Ficamos muito felizes com a abertura de portas do Moura Lacerda. Sabemos que nesta região há uma grande diversidade de animais que precisam de uma atenção especial e essa parceria nos dá um alento quanto à formação de profissionais capacitados para isso”.
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Com sede em Jundiaí/SP, a entidade conta com dezenas de projetos, programas e parcerias que são reconhecidos pelo alto impacto social e ambiental que proporcionam. Além da sede, a organização possui unidades em Araçatuba, Pedreira e Vargem.