Ação foi a primeira etapa de uma parceria entre o Centro Universitário Moura Lacerda e a Prefeitura local para a capacitação de profissionais da rede municipal de ensino

            O Centro Universitário Moura Lacerda realizou, em 30 de outubro, em uma parceria com a Prefeitura de São Joaquim da Barra (SP), a palestra “Educação Inclusiva: Dos Primórdios aos Tempos Atuais com a Inclusão do Aluno Autista em Sala de Aula”. A atividade aconteceu, das 17 às 19 horas, no Auditório “Arthur Parada”, para uma plateia com cerca de 200 pessoas, formada por professores das redes de ensino municipal, estadual e privada, pais e interessados no tema inclusão.

            A palestra foi feita pela professora Carla Damasceno, presidente do Nuace (Núcleo de Acessibilidade do Moura Lacerda) e a advogada Samira Andraos, vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo).

            O evento foi a primeira etapa de uma parceria maior entre o Centro Universitário e a Prefeitura de São Joaquim da Barra que prevê, para 2020, um curso de capacitação sobre Educação Inclusiva para professores, profissionais que atuam na Educação Infantil, coordenadores pedagógicos e estagiários da rede municipal. Serão 15 encontros de duas horas cada. Entre outros, serão tratados assuntos como adaptação curricular e conceitos e características das deficiências.

Nova visão sobre a Educação Especial

            A diretora de Educação Especial do município, Luciana Aparecida Guimarães Dezem, que representou a Cemac (Clínica de Educação Municipal de Apoio à Criança), afirmou que a Educação Inclusiva e a formação dos profissionais para esta área é uma das prioridades do Governo Municipal.

            “A palestra foi muito importante para nós, por isso abrimos para toda a comunidade interessada, não só a educativa, mas também para os que reconhecem a importância do assunto. A partilha desta experiência, gentilmente oferecida pelo Moura Lacerda, trouxe uma contribuição significativa para a construção de uma nova visão sobre a Educação Especial em nossa cidade”, afirmou Luciana Dezem.

            A psicopedagoga Kenia Priscila Marciano Alves, especialista em Educação Especial, participará da capacitação, em 2020, e quer também fazer o Curso de Libras oferecido pelo Centro Universitário, em sua sede, em Ribeirão Preto (SP). “Quero me especializar cada vez mais. A parceria entre a Prefeitura e o Moura Lacerda será muito importante para todos nós, porque queremos oferecer o melhor atendimento a todas as nossas crianças”, salientou.

Parceria sólida

            O curso de capacitação de professores em Educação Inclusiva será fruto de uma parceria que foi construída ao longo de todo o ano de 2019 pelo reitor do Centro Universitário, dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda, junto ao prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian, e à secretária Municipal da Educação, Rosmeire Aparecida Benedito Mariano.

            Segundo Anderson Romanello, pró-reitor Acadêmico da instituição de ensino superior, o Moura Lacerda tem um movimento interno muito forte de respeito e em defesa dos Direitos Humanos e das pessoas com deficiências, haja vista a existência de núcleos de estudo e trabalho em ambas as áreas e a presença de professores qualificados nos temas.

Assessoria de Imprensa: (16) 9-9131-5326