Seminário será direcionado para professores de educação física e estudantes da área
Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, a Unidade II/Campus do Centro Universitário Moura Lacerda receberá, no dia 20 de agosto (sábado), das 8 às 17 horas, o Seminário Modalidades Paralímpicas – uma iniciativa do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e do Centro de Referência Paralímpico de Ribeirão Preto. O objetivo do evento é capacitar professores de educação física das redes municipal, estadual e privada, além de estudantes da área. As modalidades apresentadas serão natação, atletismo e goalball. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas, até o dia 18 de agosto, por meio do site da Educação Paralímpica (www.educacaoparalimpica.org.br).
Com uma carga horária de oito horas divididas entre abordagens teóricas pela manhã e atividades práticas no período da tarde, o seminário disponibilizará, ao todo, 100 vagas, além de certificado para os concluintes. Como pré-requisito, os participantes deverão ter concluído o curso EAD: Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, também disponível no site da Educação Paralímpica. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail crp.sme.rp@gmail.com
Experiência para a formação
Coordenadora do Curso de Educação Física do Moura Lacerda, Adriana Nascimento é uma das responsáveis pela parceria entre a instituição de ensino e o Comitê Paralímpico. Para a docente, o seminário proporcionará uma grande experiência. “Essas atividades são muito importantes para os estudantes, assim como para profissionais já formados. Eu mesma participarei como ouvinte. A atualização é essencial, ainda mais quando é possível contar com grandes referências”, diz.
Para Erik Ávila, diretor de Esportes de Ribeirão Preto e coordenador do Centro de Referência Paralímpico, eventos como esse precisam ser realizados com mais frequência para salientar a importância do esporte. “Nosso objetivo maior é capacitar os profissionais da área na cidade, mas também queremos que o movimento paralímpico seja disseminado”, explica o bacharel em Educação Física.