Graduandos de Pedagogia, Letras e Educação Física, 28 bolsitas desenvolveram projetos de promoção da saúde em escolas públicas de Ribeirão Preto e Jaboticabal (SP)

            Estudantes de Licenciatura em Pedagogia, Educação Física e Letras, do Centro Universitário Moura Lacerda, que participam do Pibid-Capes (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, participaram da reunião de encerramento das atividades no dia 12 de dezembro. Todos ressaltaram a importância da força transformadora do programa em suas vidas pessoais e profissionais.

            Amanda Cristina Parreira, do 4º período de Pedagogia do Moura Lacerda, disse que o estágio agregou muito a sua formação, pois uniu teoria e prática. “Tivemos muitas experiências maravilhosas, que nos fizeram entender a realidade da escola pública. Senti como os alunos ficam felizes e valorizam a nossa presença”, contou.

            Mariana Fernanda Medeiros Donato, do 2º período de Pedagogia, contou que participar do Pibid “foi transformador”. “Cresci como pessoa, principalmente, por causa da relação que mantive com os alunos na escola pública. Acompanhei os 5os e 9os anos. Aprendi muito sobre o que significa ser professora. Fui até convidada para participar da formatura deles. Foi muito especial para mim”, afirmou.

            A estudante fez questão de ressaltar a importância do Curso de Pedagogia do Moura Lacerda em sua formação humanística e profissional. “Fui recebida de braços abertos e isso trouxe novas perspectivas para minha atuação profissional. Como já sou formada em Nutrição e Metabolismo, quero trabalhar com prevenção em saúde na área educacional. Por isso começarei meu PIC (Projeto de Iniciação Científica) aqui no Moura Lacerda”, finalizou.

            “Agora tenho certeza do que eu quero fazer como profissional. Quero colocar meu conhecimento a favor da comunidade”, disse Marianna Esteves de Souza, do 4⁰ Período de Pedagogia. Ela salientou que a experiência no Pibid foi de extrema importância, pois a modificou completamente como pessoa e educadora.

Conteúdos da BNCC

            O Pibid faz parte da Política Nacional de Formação de Professores da Capes (Edital 07/2018). O programa foi desenvolvido em duas escolas públicas: na EE (Escola Estadual) “Baudílio Biagi”, no Adelino Simioni, em Ribeirão Preto (SP), e na EE “Professora Rosa Mari de Souza Simielli”, no bairro Sorocabano, em Jaboticabal (SP).

            A professora Neire Aparecida Machado Scarpini, coordenadora Institucional do projeto, e o professor Franco Aurélio Rodini Garcia, coordenador de Área, ambos do Moura Lacerda, apresentaram um resumo dos principais trabalhos realizados durante o período.

            “Nosso objetivo foi implementar ações de educação com base em conteúdos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Articulamos os currículos, o oficial e o em ação, a partir de projetos sobre promoção da saúde na Educação Básica”, contou Neire Scarpini.

            Ela destacou a produção do conhecimento científico, realizada pelos bolsistas, a partir da experiência proporcionada pelo Pibid. Foram oito trabalhos apresentados pelos estudantes no evento “Diálogos – Encontro Científico do Moura Lacerda”. Houve, também, exposição de painéis dos projetos na “Semana de Pedagogia” da instituição, além de um trabalho apresentado em um congresso regional e outro em um evento internacional.

            Várias ações e oficinas foram organizadas pela coordenação do Pibid do Moura Lacerda, como a palestra “Expectativas dos escolares da Educação Básica sobre ações educativas na escola”, para os alunos bolsistas, oficinas sobre “Currículo na Plataforma Freire”, “Leitura” e “Alfabetização Digital”, além da palestra “Violência e Paz”, realizada para os alunos das escolas públicas.

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